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A questão da nacionalização do ensino: escolas italianas na cidade de São Paulo no início do século XX
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Palavras-chave

Nacionalização do ensino. Imigração italiana. História da educação

Como Citar

MIMESSE, Eliane. A questão da nacionalização do ensino: escolas italianas na cidade de São Paulo no início do século XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 286–295, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640022. Acesso em: 12 dez. 2024.

Resumo

Este estudo pretende abordar a questão da nacionalização do ensino na cidade de São Paulo nos anos iniciais do século XX. A proliferação das escolas privadas subsidiadas pelo Governo Italiano causou polêmica nos meios educacionais paulistanos. Objetiva-se compreender o impasse entre o discurso oficial sobre a necessidade de se expandir a escola primária pública e a proliferação das escolas italianas subsidiadas. As fontes documentais utilizadas para essa pesquisa foram os Annuarios de Ensino do Estado de São Paulo e os periódicos italianos L’Eco; Avanti! e Fanfulla. Essas fontes podem ser encontradas no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Faz-se também menção a autores que trataram da imigração na cidade de São Paulo como Pereira (2010), Cenni (2003) e Biondi (2010); aos que estudaram a educação nesse período como Nagle (1985) e Catani & Lima (2002); e a autores que contribuíram com o esclarecimento sobre a situação escolar italiana como Manca (2011) e Salvetti (2002). Pôde-se constatar que o governo paulista conseguiu atingir seus ideais com relação a alfabetização da população residente na cidade de São Paulo, somente após a redução e consequente extinção dos subsídios recebidos pelas escolas privadas italianas.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640022
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Referências

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Fontes

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