Formar o homem e o cidadão: a importância do ensino da língua nacional e das matérias geografia e história nas páginas da revista da escola normal de São Carlos (1916-1923)

Autores

  • Enéias Borges Dias UNESP – Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640039

Palavras-chave:

Revistas de educação. História da Educação. Escola normal. Nacionalismo. São Carlos

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre o papel da imprensa educacional na propagaçãodos ideais republicanos de transformação da sociedade brasileira no período quecompreende os anos de 1910 e 1920. A pesquisa teve como fonte documental a Revista daEscola Normal de São Carlos publicada e editada pelo corpo docente da Escola NormalSecundária de São Carlos entre os anos de 1916 a 1923 e destinada aos professorespúblicos. Dentre as temáticas abordadas pelo periódico o ensino da Língua Nacional, daGeografia e da História do Brasil foram amplamente veiculados, debatidos epropagandeados ao longo de suas páginas, durante seu “ciclo de vida”, 1916 a 1923. Ostemas abordados por essa publicação periódica contribuíram para a difusão de concepçõese ideias sintonizadas com a problemática das transformações sociais educacionais em cursonos anos de 1910 e 1920.

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Biografia do Autor

Enéias Borges Dias, UNESP – Araraquara

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP - Campus de Araraquara/SP (2009); graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Assis/SP (2001). Atualmente é professor titular de cargo - PEB - II - História - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e da Escola SESI-Matão/SP – Centro Educacional 

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Como Citar

DIAS, E. B. Formar o homem e o cidadão: a importância do ensino da língua nacional e das matérias geografia e história nas páginas da revista da escola normal de São Carlos (1916-1923). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 57–66, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640039. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640039. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos