Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Acesso Aberto
Política de Arquivamento
Pareceristas
Política de Retratação do Crossmark
Equipe Editorial
Contato
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 47: set. 2012
v. 12 n. 47: set. 2012
Publicado:
2012-12-14
Editorial
Editorial
Coordenação Nacional HISTEDBR
1-2
PDF
Artigos
Globalização e a mudança do papel da universidade federal brasileira: uma perspectiva da economia política
João dos Reis Silva Júnior, Eric Spears
3-23
PDF
José de Anchieta, o teatro e a educação dos moços do Colégio de Jesus na Bahia do século XVI
Paulo Romualdo Hernandes
24-42
PDF
A gênese das escolas públicas de instrução elementar em Santa Catarina
Leonete Luzia Schmidt
43-56
PDF
Formar o homem e o cidadão: a importância do ensino da língua nacional e das matérias geografia e história nas páginas da revista da escola normal de São Carlos (1916-1923)
Enéias Borges Dias
57-66
PDF
A revista “O Pequeno Luterano”: nacionalismo e higienismo a partir da fé luterana (1931-1966)
Patrícia Weiduschadt, Beatriz Terezinha Daudt Fischer
67-87
PDF
A comissão nacional do livro didático após 1945 e os livros de matemática aprovados para uso no ensino secundário
Bruno Alves Dassie
88-107
PDF
A busca do dissenso para a compreensão das influências dos organismos internacionais no desenvolvimento da educação rural nos anos 1950 à educação do campo após os anos 1990
Angela Maria Hidalgo, Fernanda de Aragão Mikolaiczyk
108-121
PDF
Relações econômicas, políticas e educacionais na consolidação do Senai em Ponta Grossa, PR
Kelly Cristina Campones, Maria Isabel Moura Nascimento
122-138
PDF
O rádio a serviço da educação brasileira: uma história de nove décadas
Roseane Andrelo
139-153
PDF
A figura de Baden-Powell no cenário educacional do século XX: um novo olhar sobre sua história de vida
Ricardo Rocha Rabelo, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
154-165
PDF
A educação corporal em Baden-Powell: o movimento escoteiro contra o intelectualismo escolar
Carlos Herold Junior, Alexandre Fernandez Vaz
166-184
PDF
Manifesto dos pioneiros de 1932: leituras de seus 80 anos
Antonio Bosco de Lima
185-204
PDF
Desafio histórico na educação prisional brasileira: ressignificando a formação de professores ... Um quê de utopia?
Elenice Maria Cammarosano Onofre
205-219
PDF
Afro do Amaral Fontoura: estudos, produções e a escola viva
Lizete Shizue Bomura Maciel, Renata de Almeida Vieira, Fátima Cristina Lucas de Souza
232-250
PDF
As reformas neoliberais e suas influências na política de educação especial do Brasil e da Venezuela: explicitando resultados e mudanças a partir dos governos de Lula e Chávez
Vandiana Borba Wilhelm, Francis Mary Guimarães Nogueira
251-266
PDF
As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital e a precarização do trabalho docente
Marco Antônio de Oliveira Gomes, Anselmo Alencar Colares, Maria Lilia I. Colares, Tânia Suely Azevedo Brasileiro
267-283
PDF
Entre o ideal e o real: a construção do pensamento empresarial uberlandense e seus projetos educacionais para a formação dos trabalhadores (1940-1960)
Luciene Maria de Souza, Carlos Alberto Lucena
284-296
PDF
O programa conexões de saberes como política afirmativa no contexto do semiárido nordestino: O caso da UFERSA em Mossoró/RN
Marcos Augusto de Castro Peres, Ady Canário de Souza
297-313
PDF
Políticas educacionais para a educação do campo: dimensões históricas e perspectivas curriculares
Maria Vieira Silva, Astrogildo Fernandes Silva Júnior
314-332
PDF
Do ensino fundamental de 8 para o de 9 anos de duração: os embates sobre a idade para o ingresso nas escolas paranaenses
Simone de Fátima Flach
333-348
PDF
A função dos intelectuais e o papel da escola na organização da cultura
Aparecida Carneiro Pires, Diego Assis de Brito, Maria Cecília de Paula Silva, Tairone Rodrigues Paiva
349-362
PDF
John Locke: por uma educação liberal
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
363-377
PDF
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
Tiago Felipe Ambrosini
378-391
PDF
A orientação das dissertações e teses como objeto de estudo das pesquisas acadêmicas: história e historiografia
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
392-416
PDF
Resenha
SAVIANI, Dermeval e DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-critica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.
Lucia Mara de Lima Padilha
417-422
PDF
AZEVEDO, Fernando de. A educação entre dois mundos: Problemas, perspectivas e orientações. SP: Melhoramentos, 1958. (Obras Completas. Vol. XVI)
Merilin Baldan
423-427
PDF
BOURDIEU, Pierre; CHARTIER, Roger. O sociólogo e o historiador. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira, com a colaboração de Jaime A. Clasen. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2011.
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
428-430
PDF
Resumo
Didática da história: percursos de um código disciplinar no Brasil e na Espanha
Ana Claudia Urban
431-431
PDF
Licenciatura curta em estudos sociais no Brasil: sua trajetória na faculdade de formação de professores (FFP) de São Gonçalo (1973-1987)
Thiago Rodrigues Nascimento
432-432
PDF
Planejamento público e educacional no Brasil: uma análise das relações entre planejamento e educação
Jhonatan Uelson Pereira Sousa
433-433
PDF
Federalismo após a promulgação da constituição federal de 1988 e as políticas de fundos contábeis para o financiamento da educação no Brasil
Fábio Luciano Oliveira Costa
434-434
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
8740
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
6642
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
3851
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
3067
Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
2207
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários