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Políticas educacionais para a educação do campo: dimensões históricas e perspectivas curriculares
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Palavras-chave

Educação do campo. Políticas curriculares. Assentamentos rurais

Como Citar

SILVA, Maria Vieira; SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes. Políticas educacionais para a educação do campo: dimensões históricas e perspectivas curriculares. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 314–332, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640054. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640054. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Historicamente, a educação do campo foi relegada a espaços marginais nos processos deelaboração e implementação das políticas educacionais na realidade brasileira. Como pensaros efeitos desses constructos sociais na organização do trabalho das escolas do campo? Quaisos sentidos e concepções presentes no percurso histórico da educação no e para o campo?Essas, dentre outras questões, assumirão centralidade nas reflexões presentes neste texto.Enfocaremos os diferentes contornos da história da educação para o campo e as lacunas epotencialidades presentes nas políticas educacionais para essa modalidade de ensino, por meiode três ângulos: a precarização do atendimento escolar à criança pobre do campo; asregularidades e as singularidades para as questões curriculares da educação do campo; asaproximações e distanciamentos entre as proposições dos movimentos sociais do campo e aspropostas governamentais no atual cenário educacional. Posteriormente, apresentaremoselementos oriundos de uma pesquisa-ação desenvolvida em comunidades de assentamentosrurais pelo Programa de Apoio Científico e Tecnológico aos assentamentos de ReformaAgrária – PACTo, Minas Gerais/Triângulo Mineiro (CNPq/INCRA/UFU).
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640054
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