Relações econômicas, políticas e educacionais na consolidação do Senai em Ponta Grossa, PR

Autores

  • Kelly Cristina Campones UEPG
  • Maria Isabel Moura Nascimento UEPG

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640043

Palavras-chave:

Ensino Profissional. Senai. História

Resumo

O texto trata das relações econômicas, políticas e educacionais da década de 40 no município de Ponta Grossa, PR, na busca de entendimento das causas da institucionalização do Senai neste contexto. Sabe-se que a educação profissional do Senai, veio por meio da Lei Orgânica, para atender as demandas da indústria e este sendo objeto de estudo ao longo da sua trajetória, uma vez que vem assumindo estratégias de apropriação do saber calcadas no interesse capitalista tornando-se desta forma, necessário obter clareza acerca das concepções e políticas educacionais adotadas. O Senai de Ponta Grossa, teve sua origem em plena Segunda Guerra Mundial, momento este, de fragilidades econômicas e sociais. Desta forma, pretendemos apresentar as interfaces para tal institucionalização.

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Biografia do Autor

Kelly Cristina Campones, UEPG

Aluna especial do Doutorado ( 2016). Mestre em Educação ( 2012) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa , na linha de pesquisa História e Políticas Educacionais. É professora especialista em Gestão Escolar, pela Universidade Internacional de Curitiba (2005).Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004) diplomada para Administração, Direção e Supervisão Escolar.

Maria Isabel Moura Nascimento, UEPG

Professora Associada A da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG onde trabalha desde (1990) e atua como Professora no curso de graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado desta instituição desde (2004).

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Como Citar

CAMPONES, K. C.; NASCIMENTO, M. I. M. Relações econômicas, políticas e educacionais na consolidação do Senai em Ponta Grossa, PR. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 122–138, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640043. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640043. Acesso em: 16 maio. 2022.

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