Banner Portal
Afro do Amaral Fontoura: estudos, produções e a escola viva
PDF

Palavras-chave

Amaral Fontoura. Manuais Pedagógicos. Formação de Professores. História da Educação

Como Citar

MACIEL, Lizete Shizue Bomura; VIEIRA, Renata de Almeida; SOUZA, Fátima Cristina Lucas de. Afro do Amaral Fontoura: estudos, produções e a escola viva. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 232–250, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640049. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640049. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O presente trabalho é resultado de um estudo sobre um autor brasileiro ainda muito poucoestudado pelos pesquisadores da História da Educação. Trata-se de Afro do AmaralFontoura, autor de inúmeros manuais pedagógicos que exerceram grande e extensainfluência na formação de professores, sobremaneira a partir de meados do século XX, noBrasil. Em busca de elementos elucidativos a seu respeito e de suas produções, elege-secomo objetivo central para este artigo apresentar, em primeira aproximação, o referidoautor, os estudos realizados sobre suas obras, as suas produções, bem como algumas desuas proposições. Para tanto, recorre-se a uma pesquisa bibliográfica, a qual se ampara emfontes primárias e secundárias. Os resultados obtidos neste estudo mostram que AmaralFontoura foi, de fato, um dos autores que mais influenciou a formação de professores daEscola Normal, cujos manuais pedagógicos orientaram, certamente, a formação demilhares de crianças brasileiras. Mediante o constatado com esta investigação, considera-seque as obras de Amaral Fontoura abrem-se como um vasto campo de estudos que precisamser investigados, entre outros, a própria Escola Viva, trazida nesta oportunidade ainda demodo introdutório.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640049
PDF

Referências

ASSUNÇÃO, Maria Madalena Silva de. Os livros didáticos de Psicologia Educacional: pistas para análise da formação de professores(as) – (1920-1960). Temas em Psicologia, Ribeirão Preto-SP, v. 15, n. 1, p. 69-84, 2007. Disponível em: http://www.sbponline.org.br/revista2/vol15n1/PDF/v15n01a07.pdf. Acesso em: 30 maio 2011.

CALEGARI, Susane; GAERTNER, Rosinéte. Formação de professores: construção de saberes matemáticos nos manuais pedagógicos escritos por Afro do Amaral Fontoura para a escola normal. In: SEMANA DA MATEMÁTICA, 24., 2009, Blumenau. Programa de resumos... Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, 2009a, p. 19. Disponível em: http://www.furb.br/especiais/download/482843-461230/anais.doc. Acesso em: 27 abr. 2011.

CALEGARI, Susane; GAERTNER, Rosinéte. Formação de professores: construção de saberes matemáticos nos manuais pedagógicos escritos por Afro do Amaral Fontoura para a escola normal. Dynamis Revista Tecno-Científica, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 66, 2009b. Anais da 3a MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO-MIPE. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/issue/view/136/showToc. Acesso em: 15 maio 2011

CAMPOS, Mikie Alexandra Okumura Magnere de. Manuais de didática e de metodologia de ensino: construção da “base ensino”. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. O manual didático de sociologia e sociologia educacional: instrumento de formação do professor (1923-1946). Revista HISTEDBR online, Campinas-SP, número especial, p. 86-96, maio 2010. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/37e/index.html. Acesso em: 30 abr. 2011.

CORREIA, António Carlos da Luz; SILVA, Vivian Batista da. Uma história de leituras para professores: manuais pedagógicos, formação docente e construção de identidades profissionais em Portugal e no Brasil (1930-1970). In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, - COLE, 14., 2003, Campinas, SP. Anais... Campinas: COLE/UNICAMP, 2003.

FERNANDES, Raymundo Nonato. O brilho de uma estrela. Jornal Professor On-line. Belo Horizonte, n. 4, p. 9, [2008?]. Disponível em: http://www.appmg.org.br/downloads/pdf/Jornal_Online_04.pdf. Acesso em: 23 maio 2011.

FONTOURA, Afro do Amaral. O planejamento no ensino primário. 2.ed. Rio de Janeiro: Aurora, 1963

FONTOURA, Afro do Amaral. Didática geral. 10. ed. Rio de Janeiro: Aurora, 1966.

FONTOURA, Afro do Amaral. Prática de ensino. 9. ed. Rio de Janeiro: Aurora, 1969.

FONTOURA, Afro do Amaral. Psicologia educacional: psicologia da criança. 19.ed. Rio de Janeiro: Aurora, 1970.

FRANCISCO, Daniela Aparecida. Um estudo sobre metodologia do ensino primário (1961), de Afro do Amaral Fontoura. 2006. 92f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/#4558,4586. Acesso em: 27 abr. 2011.

GAERTNER, Rosinéte. Formação de professores: construção de saberes matemáticos na série “a escola viva” escrita por Afro do Amaral Fontoura para a escola normal. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Programa de resumos... Salvador: SBEM, 2010. Disponível em: http://www.sbem.com.br/ocs/index.php/xenem/xenem/paper/view/574. Acesso em: 27 abr. 2011.

HEGETO, Leia de Cássia Fernandes. História da formação de professores em Maringá: a escola normal secundária entre as décadas de 1950 e 1970. 2007. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2007.

HERVATINI, Luciana. A escola normal regional e suas práticas pedagógicas: dois retratos de um mesmo cenário no interior do Paraná. 2011. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2011.

LABEGALINI, Andréia Cristina Fregate Baraldi. A formação de professores nos Institutos de Educação do Estado de São Paulo (1933-1975). Marília: UNIMAR, São Paulo: Arte & Ciência, 2009.

MEUCCI, Simone. A institucionalização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000. 158 f. Dissertação (Mestrado)-Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2000.

MEUCCI, Simone. Os primeiros manuais didáticos de sociologia no Brasil. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 6, n. 10, p. 121-158, 2001. Disponível em: http://www.fclar.unesp.br/soc/revista/artigos_pdf_res/10/07-meucci.pdf. Acesso em: 29 maio 2011.

MEUCCI, Simone. Sobre a rotinização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais didáticos, seus autores, suas expectativas. Mediações, Londrina, v. 12, n. 1, p. 31-66, jan./jun. 2007.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo; TREVISAN, Thabatha Aline; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de; SALES, Gizelma Guimarães Pereira. Manuais para a formação de professores primários (1940-1960) e a conformação de práticas de ensino de leitura e escrita no Brasil. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO LIVRO E HISTÓRIA EDITORIAL, 2., 2009, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2009.

NOGUEIRA, Martha Guanaes. Tarefa de casa – uma violência consentida? 1998. 336 f. Tese(Doutorado)-Faculdade de Filosofia e Ciência, Universidade Estadual Paulista, Marília-SP, 1998.

PAULA, Flávia Anastácio de. Lições, deveres, tarefas, para casa: velhas e novas prescrições para professoras. 2000. 241 f. Dissertação (Mestrado)-Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2000.

PAULA, Flávia Anastácio de. Uma história de uma prática escolar através de sua prescrição aos professores nos manuais: a tarefa de casa. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 5., 2001, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2001.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREAL. História. Disponível em: http://www.areal.rj.gov.br/index.php?pg=historia. Acesso em: 23 maio 2011.

ROCHA, Dorothy. A filosofia da educação na perspectiva de três manuais didáticos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE PAÍSES E COMUNIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: UNINOVE, 2009. p. 1-24. Disponível em: http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educação/Eventos_parceria/SOFELP/57.pdf. Acesso em: 24 abr. 2011.

SCHAFFRATH, Marlete dos Anjos Silva. A gênese do ensino normal em Maringá: estrutura e determinações. 2003. Relatório Final de Pesquisa−Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2003.

SCHNEIDER, Laura Aparecida Dreyer; STENTZLER Márcia Marlene. Prescrições didáticas de Afro do Amaral Fontoura e seu uso na Escola Normal Professora Amasília. In: JORNADA DO HISTEDBR, 10., 2011, Vitória da Conquista, BA. Anais... Vitória da Conquista, BA, Jornada do HISTEDBR. 2011. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada10/apresentacao.html. Acesso em: 29 ago. 2011.

SERRA, Áurea Esteves. O instituto de educação “Professor Stélio Machado Loureiro” e a formação do professor alfabetizador (Birigüi/SP – 1961/1976). Revista HISTEDBR online, Campinas-SP, n. 19, p. 3-18, set. 2005. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art01_19.pdf. Acesso em: 30 maio 2011.

SILVA, Katiene Nogueira da. “Criança calçada, criança sadia”: sobre os uniformes escolares da escola pública paulista entre os anos de 1950 a 1970. 2006. 200 f. Dissertação (Mestrado)-Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SILVA, Vivian Batista da. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP, n. 6, p. 29-57, jul/dez. 2003a.

SILVA, Vivian Batista da. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 25., 2002, Caxambu, MG. Anais... Caxambu, MG, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2002. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/25/vivianbatistasilvat02.rtf. Acesso em: 29 ago. 2011

SILVA, Vivian Batista da. Leituras para professores: apropriação e construção de saberes nos manuais pedagógicos brasileiros escritos pelos “católicos” (1870-1971). Cadernos de História da Educação. Uberlândia-MG, v. 2, p. 51-58, jan./dez. 2003b

SILVA, Vivian Batista da. Os manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil, de 1870 a 1970: um estudo sobre a constituição do ensino como objeto de ensino. Revista de Educação Pública, Cuiabá, MT, v. 15, n. 29, p. 137-150, set./dez. 2006.

SILVA, Vivian Batista da. Os livros das normalistas: os manuais pedagógicos na história da formação dos professores no Brasil (1930-1971). QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 10, n. 1/2, p. 115-132, maio/nov. 2008.

SILVA, Vivian Batista da. Os modos de produção de uma história das leituras para professores: manuais pedagógicos brasileiros (1930-1971). In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, 2., 2003, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2003. p. 118-129. Disponível em: http://www.faced.ufu.br/nephe/images/arq-ind-nome/eixo1/completos/os-modos-de-pord.pdf. Acesso em: 29 ago. 2011

SILVA, Vivian Batista da. Manuais que ensinam professores a ensinar: a construção de saberes pedagógicos em livros didáticos usados por normalistas (1930-1970). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/163_vivian.pdf. Acesso em: 25 maio 2011.

SILVA, Gesciely Barbosa da; SCHELBAUER, Analete Regina; ROSIN, Sheila. Um estudo sobre a Psicologia da Educação enquanto disciplina curricular na escola normal secundária maringaense. In: Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação, 7., 2008, Maringá. Anais... Maringá, Universidade Estadual de Maringá, 2008.

SILVA-TADEI, Gesciely Barbosa da. A disciplina de psicologia da educação na escola normal secundária de Maringá no período de 1950 a 1970. 2008. 214 f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008.

SILVA-TADEI, Gesciely Barbosa da; SCHELBAUER, Analete Regina; ROSIN, Sheila Maria. A psicologia da educação enquanto disciplina da escola normal secundária de Maringá. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 28, p. 129-150, 2009.

VIEIRA, Renata de Almeida; SOUZA, Fátima Cristina Lucas de; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. Leitura para professores: manuais pedagógicos em circulação na escola normal Amaral Fontoura. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, - COLE, 17., 2009, Campinas, SP. Anais... Campinas: COLE/UNICAMP, 2009.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.