Resumo
Este artigo resulta de considerações parciais sobre pesquisa de pós-doutoramento que temo Plano de Desenvolvimento da Educação como foco central. Na pesquisa global, nossoobjetivo geral busca identificar elementos que configurem categorias centrais quesustentam o PDE, considerando a relação público/privado, analisando as manifestações decontrole e de regulação do Estado brasileiro presentes neste cenário de políticaseducacionais. A investigação, entretanto, nos impulsionou a incluir um panorama dosperíodos históricos (1920 a 1937 e 1955 a 1964) nos quais se encontram O Manifesto dosPioneiros da Educação, datado de 1932 e o Manifesto dos Educadores: mais uma vezconvocados, divulgado em 1959, fazendo uma análise da constituição de público e deprivado presentes nestes dois Manifestos. Neste artigo, apresentamos dados relativos àinvestigação sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação de 1932, realizando uma leiturasobre o mesmo, considerando-o como fonte importante e que traduz pela primeira vez naHistória da Educação um modelo de organicidade que buscou se constituir em PolíticaEducacional, mas que se contrapunha aos movimentos de esquerda do período(anarquismo, socialismo e comunismo).Referências
AZANHA, J. M. P. Planos e políticas de educação no Brasil: alguns pontos para reflexão. In: MENEZES, J. G. de C. (Org.). Estrutura e funcionamento da Educação Básica: leituras. São Paulo: Pioneira, 1999.
AZEVEDO, F. de. As conquistas da civilização e a inquietação do homem interior. In: MANIFESTOS dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. P. 13-29.
AZEVEDO, F. de. A educação e seus problemas. São Paulo: Melhoramentos, 1948.
BUFFA, E.; NOSELLA P. A educação negada. São Paulo: Cortez, 1991.
BRUNO, L. Gestão da educação: onde procurar o democrático? In: OLIVEIRA, D. A. E ROSAR, M. de F. F. Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
CUNHA, Luiz Antônio Cunha. A organização do campo educacional: as Conferências de Educação. In: Educação & Sociedade. Ano III, número 9, maio. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1981.
FILHO, O. J. de A. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932: memória e imagens do manifesto nos livros didáticos de História da Educação. Disponível em: http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/194OrlandoJoseFilho.pdf. Acesso em 22 de fevereiro de 2012.
FREITAG, B. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Moraes, 1986.
GADOTTI, M. Convocados, uma vez mais: rupturas, continuidade e desafios do PDE. São Paulo: Instituo Paulo Freire, 2008.
GERMANO, J. W. Estado Militar e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1994.
GUIRALDELLI JR., P. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
HADDAD, F. Os manifestos. In: MANIFESTOS dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. P. 101-103.
HADDAD, F. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: INEP, 2008.
IVASHITA, S. B. e VIEIRA, R. DE A. Os antecedentes do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/GuEVnTfr.pdf. Acesso em 22 de fevereiro de 2012.
LEMME, P. Memórias de um educador. Estudos de educação e perfis de educadores. Brasília: INEP, 2004a.
LEMME, P. Memórias de um educador. Estudos de educação. Participação em Conferências e Congressos. Documentos. Brasília: INEP, 2004b.
LIMA, L. de O. Estórias da educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. Rio de Janeiro: Editora Brasília, s/d.
MANIFESTO DOS EDUCADORES. Manifesto dos educadores: mais uma vez convocados. (Janeiro de 1959). In: Revista HISTEDBR On-line. Campinas, no. Especial, agosto de 2006, p. 205-220.
MANIFESTO DOS PIONEIROS. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. (1932). In: Revista HISTEDBR On-line. Campinas, no. Especial, agosto de 2006, p. 188-204.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MUELLER, H. I. Mais uma vez convocados: intelectuais e políticas educacionais. Disponível em: www.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/pdfs/cad_pesq4/14_mais_uma_vez_cp4.pdf. Acesso em 28 de março de 2012. (P. 229-241).
RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira. São Paulo: Moraes. 1982.
ROMANELLI, O. de O. História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis: Vozes, 1987.
SANFELICE, J. L. O Manifesto dos Educadores (1959) à luz da História. In: Educação e Sociedade, vol.28, no. 99, maio/agosto de 2007. Campinas: CEDES, 2007. P. 542-557.
SANTOS, I. da S. F. dos, et al. Brasil, 1930-1961: Escola Nova, LDB e disputa entre escola pública e escola privada. In: Revista HISTEDBR On-line. Campinas, no. Especial, agosto de 2006, p. 131-149.
SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.
SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
SMITH, A. A riqueza das nações. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
TEIXEIRA, A. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.
VIEIRA, S. L. Educação e legislação ordinária – há razões para esperança? In: Em Aberto, ano 7, no. 38, abril/junho. Brasília: INEP, 1988.
WARDE, M. J. O Manifesto de 32: reconstrução educacional no Brasil. In: ANDE, ano 1, no. 5. . São Paulo: S/Ed., 1982.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.