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Manifesto dos pioneiros de 1932: leituras de seus 80 anos
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Palavras-chave

Manifesto dos Pioneiros. Público x privado. Política educacional

Como Citar

LIMA, Antonio Bosco de. Manifesto dos pioneiros de 1932: leituras de seus 80 anos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 185–204, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640047. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640047. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo resulta de considerações parciais sobre pesquisa de pós-doutoramento que temo Plano de Desenvolvimento da Educação como foco central. Na pesquisa global, nossoobjetivo geral busca identificar elementos que configurem categorias centrais quesustentam o PDE, considerando a relação público/privado, analisando as manifestações decontrole e de regulação do Estado brasileiro presentes neste cenário de políticaseducacionais. A investigação, entretanto, nos impulsionou a incluir um panorama dosperíodos históricos (1920 a 1937 e 1955 a 1964) nos quais se encontram O Manifesto dosPioneiros da Educação, datado de 1932 e o Manifesto dos Educadores: mais uma vezconvocados, divulgado em 1959, fazendo uma análise da constituição de público e deprivado presentes nestes dois Manifestos. Neste artigo, apresentamos dados relativos àinvestigação sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação de 1932, realizando uma leiturasobre o mesmo, considerando-o como fonte importante e que traduz pela primeira vez naHistória da Educação um modelo de organicidade que buscou se constituir em PolíticaEducacional, mas que se contrapunha aos movimentos de esquerda do período(anarquismo, socialismo e comunismo).
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640047
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