O rádio a serviço da educação brasileira: uma história de nove décadas

Autores

  • Roseane Andrelo UNESP/BAURU

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640044

Palavras-chave:

Rádio na educação. História da educação. Educação pelas mídias. Educação às mídias

Resumo

O cenário que delineia este trabalho é marcado pela centralidade que as tecnologias dainformação e comunicação ocupam na sociedade e pela necessidade de incorporá-las naeducação, seja a distância ou presencial. Entre as TICs, foi escolhido para análise o rádio,pela penetração que tem no Brasil e pela história de quase noventa anos de ações pontuaiseducativas. Vale ressaltar, contudo, que o rádio tem servido historicamente à educação,mas parece ter atendido com eficiência as concepções mais conservadoras, como oprocesso centrado no professor-emissor, na transmissão de conteúdos estagnados e naavaliação que cobrava a memorização de aspectos pontuais do conteúdo ensinado. Porém,o sistema educacional brasileiro sofreu reformas importantes nos anos 1990 e esse quadrotraz novas exigências para o rádio na educação – formar ouvintes críticos, cidadãosconscientes, pessoas com sensibilidade estética, ética etc. Portanto, é necessária umaavaliação sistemática das reais possibilidades educativas do veículo. Sendo assim, estapesquisa tem como objetivo principal resgatar as principais ações educativas no rádio,relacionando-as à regulamentação da educação no Brasil. Para isso, pauta-se em pesquisabibliográfica e documental.

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Biografia do Autor

Roseane Andrelo, UNESP/BAURU

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/BAURU)

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Como Citar

ANDRELO, R. O rádio a serviço da educação brasileira: uma história de nove décadas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 139–153, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640044. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640044. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos