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A função dos intelectuais e o papel da escola na organização da cultura
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Palavras-chave

Educação. Emancipação. Intelectuais. Hegemonia e cultura

Como Citar

PIRES, Aparecida Carneiro; BRITO, Diego Assis de; SILVA, Maria Cecília de Paula; PAIVA, Tairone Rodrigues. A função dos intelectuais e o papel da escola na organização da cultura. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 349–362, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640056. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640056. Acesso em: 29 jun. 2024.

Resumo

Este texto busca refletir sobre temática da educação atual, a partir dos escritos de AntônioGramsci, em especial acerca da função dos intelectuais “orgânicos” dentro de uma visãocrítica da sociedade visando à transformação social. Centralmente, estaremos dialogandocom a compreensão de intelectuais apresentada por Gramsci em seus escritos do cárcere ea função dos mesmos. Reconhecemos a importância desta concepção para a formação deum pensamento crítico e, de certa forma, determinante nos processos culturais,educacionais, societários que contribuam para a revolução. Trata-se de um estudobibliográfico, de abordagem qualitativa. Apontamos a importância de uma cultura baseadana educação humanista, proposta pela escola unitária de Gramsci, a compreensão históricado conhecimento popular na ação pedagógica de resistência e as bases para a construção deoutra hegemonia, a do proletariado.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640056
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