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A orientação das dissertações e teses como objeto de estudo das pesquisas acadêmicas: história e historiografia
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Palavras-chave

Pós-Graduação. Processo de Orientação. Historiografia Educacional

Como Citar

CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida. A orientação das dissertações e teses como objeto de estudo das pesquisas acadêmicas: história e historiografia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 392–416, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640059. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640059. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Analiso as representações discursivas que circulam nas produções acadêmicas dos autorescujos trabalhos teóricos elegem a pós-graduação e o processo de orientação dasdissertações e teses como campo investigativo. De que forma a temática orientação étratada teórico-metodologicamente como objeto de estudo na produção científica dospesquisadores brasileiros? Constitui pesquisa bibliográfica sobre quatro tipos de veículosde circulação da produção científica: ANPEd (GT-11); Revista Brasileira de Educação;Livros Publicados; e textos extraídos de Outras Fontes. Os Programas de Pós-Graduaçãoprecisam atribuir maior visibilidade ao processo de orientação das dissertações e teses, poisesse momento pedagógico tem merecido pouca atenção institucional, como também escapadas opções temáticas investigativas de grande parte dos pesquisadores brasileiros.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640059
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