Resumo
Baden-Powell nasceu na Inglaterra no dia 22 de fevereiro do ano de 1857. Em 1907 fundao Escotismo, a partir de uma experiência em forma de acampamento envolvendo vintejovens ingleses, na ilha de Brownsea, o qual torna-se uma das práticas educativas maisdisseminadas no mundo ao longo do século XX. Este artigo tem como objeto de estudo ahistória de vida de Baden-Powell, detacando sua atuação militar, como escritor e comofundador do Escotismo. O objetivo é sua história de vida a partir de um outro olhar, a partirdas categorias propostas por Sirinelli – a de intelectual – e da concepção de John Locke –a de gentleman. Pudemos constatar que ele foi um intelectual e um gentleman, o que otorna uma figura importante do século XX. A pesquisa é do tipo bibliográfica e seu trato équalitativo. As fontes utilizadas são obras do próprio Baden-Powell, de militantes doMovimento Escoteiro e de pesquisadores da temática.Referências
BOULANGER, Antonio. O Chapelão: Histórias da vida de Baden-Powell.Rio de Janeiro: Letra Capita, 2000.
CHARTIER, Roger. História Cultural: Entre práticas e representações. – Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1990.
COMENIUS, John. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
LE GOFF, Jacques. “Documento/monumento”. In: Enciclopédia Einaudi. Memória – História. Porto: Imprensa Nacional/Casa da Moeda. V. 1, 1984.
LOCKE, J. Pensamientos sobre la educación. Madrid: Ediciones Akal, 1986.
NASCIMENTO, Jorge Carvalho. (Org.). A Pedagogia do escotismo: o lord Baden-Powell e as reformas educacionais da primeira metade do século XX. In: Problemas de educação escolar e extra-escolar. – São Cristóvão: Editora UFS, 2005.
PEREIRA, Ana Paula Costa. Educação não-formal tendo como exemplo de modelo pedagógico o método escoteiro. Monografia de conclusão de curso de graduação como Bacharel em Pedagogia. Rio de Janeiro: Univercidade, 2004.
POWELL, Baden Lord. Caminho para o sucesso. 2a ed. Rio de Janeiro: Editora Escoteira. 1984.
ROBLEÑO, Fernando. Alerta aos 100 anos! Disponível em: http://www.revistapremier.com.br/site/Post/Post.aspx?id=884 . Acesso em 20 de abril de 2011.
ROUSSEAU, J. J. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SIRINELLI, Jean François. Os intelectuais. In: RÉMOND, Renê. (Org.) Por uma História Política. Rio de janeiro: Editora UFRJ: Fundação Getúlio Vargas. 1996. P. 231-269.
THOMÉ, Nilson. Movimento Escoteiro: Projeto Educativo Extra-Escolar. Revista HISTEDBR. Campinas, n. 23, p. 171-194, set. 2006.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.