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A busca do dissenso para a compreensão das influências dos organismos internacionais no desenvolvimento da educação rural nos anos 1950 à educação do campo após os anos 1990
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Palavras-chave

Educação Rural. Educação do Campo. Organismos Internacionais. Desenvolvimento Sustentável. Agricultura Familiar

Como Citar

HIDALGO, Angela Maria; MIKOLAICZYK, Fernanda de Aragão. A busca do dissenso para a compreensão das influências dos organismos internacionais no desenvolvimento da educação rural nos anos 1950 à educação do campo após os anos 1990. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 108–121, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640042. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640042. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Como resultado do projeto de pesquisa “A materialização das propostas para a EducaçãoRural, elaboradas pelos governos federais e estaduais no período entre 1947-1960, na regiãode Guarapuava/PR”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico eTecnológico - CNPQ, realizado com material bibliográfico e documental, este texto discuteas influências dos organismos internacionais (CEPAL e UNESCO) na definição de açõeseducativas para os povos do campo nos anos 1950 e 1990. Com o objetivo de questionar aafirmação, de que as propostas para a Educação do Campo implementadas nos anos 1990,são fruto exclusivo da mobilização popular e que diferem essencialmente das políticas paraa área difundidas nos anos 1950, apresentamos neste artigo, num primeiro momento aexplicitação da materialização das relações entre o desenvolvimento econômico e aeducação para as populações do campo nos anos 1950. Posteriormente são discutidas asinfluências dos organismos internacionais na definição de projetos, programas e políticaspúblicas para a educação que se realiza no campo e, finalmente, analisaremos os discursossobre desenvolvimento sustentável e agricultura familiar.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640042
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