Resumo
Buscamos analisar alguns artigos levantados na imprensa escrita da cidade de Duque deCaxias, a respeito da educação. Nessa perspectiva saltaram aos nossos olhos especialmenteaqueles problemas relativos à década de 1950: a força das instituições particulares,subvencionadas pelo município; as dificuldades para a prática de inspeção; o interesse dogoverno em relação ao ensino técnico; e ainda escassez de docentes, falta de água encanada,falta de espaço, de escolas, de transporte público escolar, o analfabetismo, as desistências, adistorção idade/série, e outros. Assim, consideradas a quantidade e a importância dasreportagens, demos destaque à demanda por normalistas de um curso criado em 1954, anexoao atual Colégio Santo Antônio em Duque de Caxias e dirigido pelas Irmãs Franciscanas deDillingen. Destacamos ainda a resistência da Prefeitura em contratá-las, assim como aspressões políticas veiculadas pela imprensa para a realização de concursos em contraponto àsimples contratação das recém-formadas normalistas.Referências
CAPELATO, Maria Helena Rolim. Propaganda política e controle dos meios de comunicação.
PANDOLFI, Dulce. (Org.) Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999, pp.167-178.
DINIZ, J. Péricles. O Papel do Jornal na construção social de identidades. IV Enecult – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. UFBa, Salvador-BA. Maio de 2008. Hht://WWW.cult.ufba.br/enecult2008/14430.pdf.
LUSTOSA, Elcias. O Texto da Notícia. Brasília-DF: Editora Universidade de Brasília, 1996.
SILVA, Vivian Batista da. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP: Editora Autores Associados, SBHE, julho/dezembro 2003, n.6, pp.29-58.
SOBRINHO, Barbosa Lima. O Problema da Imprensa. Prefácio de Alberto Dines. 3a Ed. São Paulo: Edusp: Com-Arte, 1997.
ZICMAN, Renée Barata. História através da Imprensa – algumas considerações metodológicas. Projeto História, n.4, PUC-sp, JUNHO/1985.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.