Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Acesso Aberto
Política de Arquivamento
Pareceristas
Política de Retratação do Crossmark
Equipe Editorial
Contato
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 46: jun. 2012
v. 12 n. 46: jun. 2012
Publicado:
2012-09-16
Editorial
Editorial
Décio Gatti Júnior
1-2
PDF
Artigos
Formação de professores e “escola ativa”: reflexões em torno de uma “tradição de inovação”
Joaquim Pintassilgo, Lénia Pedro
3-23
PDF
Escolas de formação de professores/as no Brasil e em Portugal e a feminização do magistério
Amanda Rabelo
24-45
PDF
A educação em Duque de Caxias sob o olhar da imprensa escrita: discussão em torno da educação primária e da formação de normalistas (anos 1950)
Antoniette Camargo de Oliveira, Wenceslau Gonçalves Neto
46-73
PDF
Educação rural em Minas Gerais: gênese das escolas municipais de Ituiutaba (anos 1940)
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Leila Aparecida Azevedo Silva, Armindo Quillici Neto
74-93
PDF
A formação continuada das docentes do curso normal do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio (Patrocínio – MG, 1947–1971) e a educação escolar como estratégia da “restauração católica”
Geraldo Gonçalves de Lima, Décio Gatti Júnior
94-106
PDF
Política de admissão ao ginásio (1931-1945): conteúdos e forma revelam segmentação do primário
Geysa Spitz Alcoforado de Abreu, Maria Angélica Pedra Minhoto
107-118
PDF
Geraldo Bastos Silva e a crítica do ensino secundário brasileiro na segunda metade do século XX
Giseli Cristina do Vale Gatti, Geraldo Inácio Filho
119-129
PDF
Formação inicial de professores na perspectiva histórico-crítica: por quê? Para quê? Para quem?
Jaqueline Cristina Massucato, Aline Aparecida Akamine, Heloisa Helena Oliveira de Azevedo
130-144
PDF
O contexto da educação no meio rural no estado de São Paulo
Jaqueline Daniela Basso, Ana Tatiana Staine Cardoso Gobato, Júlia Mazinini Rosa
145-160
PDF
Formação do professor-historiador e cotidiano escolar: aproximações freireanas
Jean Mac Cole Tavares Santos, Patrícia Cristina de Aragão Araújo
161-172
PDF
O arquivo como um “lugar para a história” reflexões a partir da prática de pesquisa em história da educação no oitocentos
Juarez José Tuchinski dos Anjos
173-189
PDF
A pedagogia histórico-crítica na trajetória histórica e nos fundamentos teóricos do currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel/PR
Julia Malanchen, Neide da S. D. Matos, Claudia Pagnoncelli
190-204
PDF
Modernidade e sociedade brasileira: “entusiasmo”, “otimismo” e iniciativas libertárias na educação
Juliana Guedes dos Santos Marconi, Luiz Bezerra Neto
205-218
PDF
Reformas educacionais em Minas Gerais: instrução primária, modernidade e progresso (1906-1928)
Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho
219-237
PDF
Educação profissional em Rondônia e o discurso da inclusão: um estudo de caso
Maria da Rocha Ramos, Domingos Perpétuo Soares, Marco Antonio de Oliveira Gomes
238-250
PDF
A informática na educação brasileira na década de 1990
Raquel de Almeida Moraes
251-263
PDF
Práticas reformistas na educação brasileira: a contribuição dos irmãos Gildásio e Gilson Amado
Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Alice Ângela Thomaz
264-277
PDF
Civilidade, legislação e escolarização primária em Minas Gerais: a organização da instrução pública (1835-1889)
Renata Fernandes Maia de Andrade, Carlos Henrique de Carvalho
278-292
PDF
O trabalho como principio educativo e como principio de alienação: possibilidades e limites da pedagogia da alternância
Ricardo Palaro, Maria de Lourdes Bernartt
293-308
PDF
Primeiras escolas agrícolas no Brasil
limites e falências (1877 a 1936)
Rodrigo Sarruge Molina
309-324
PDF
O curso fundamental da reforma Francisco Campos: um olhar sob as instruções pedagógicas do programa de matemática de 1931
Suely Cristina Silva Souza
325-346
PDF
Propostas formadoras da igreja batista para a sociedade: democracia e família (Minas Gerais, década de 1920)
Taciana Brasil dos Santos
347-358
PDF
Documento
A introdução da disciplina história da educação no currículo do ensino normal mineiro na década de 1920: contexto e programa
Rosângela Maria Castro Guimarães
359-368
PDF
Resenha
PESSANHA, Eurize Caldas; GATTI JR., Décio. (2012) Tempo de cidade, lugar de escola: história, ensino e cultura escola em “escolas exemplares” (Orgs.) Uberlândia: EDUFU. 298 p.
Fernando Vendrame Menezes
369-372
PDF
Resumo
Do humanismo ao assistencialismo: o CRUTAC no estado militar (1966-1985) (o caso do Rio Grande do Norte e do Maranhão)
Admário Luiz de Almeida
373-373
PDF
Missão educacional alemã no Brasil: irmãs franciscanas - de Dillingen para a baixada fluminense: Duque de Caxias e São João de Meriti – RJ (1937-1956)
Antoniette de Camargo Oliveira
374-374
PDF
Tempo de cidade, lugar de escola: dimensões do ensino secundário no Gymnásio Mineiro de Uberlândia (1929-1950)
Giseli Cristina do Vale Gatti
375-375
PDF
Ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos
Jane Bezerra de Sousa
376-376
PDF
Imprensa e educação: um estudo sobre o pensamento educacional no triângulo mineiro (1930-1945)
Maria de Lurdes Almeida e Silva Lucena
377-377
PDF
“Dedicado à glória de Deus e ao progresso humano”: a gênese protestante da Universidade Federal de Lavras – UFLA (Lavras, 1892-1938)
Michelle Pereira da Silva Rossi
378-379
PDF
A ordem política e a reforma universitária: o processo de federalização da Faculdade de Odontologia de Uberlândia (1968-1978)
Wander Pereira
380-381
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
8621
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
6550
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
3732
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2972
Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
2160
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários