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Civilidade, legislação e escolarização primária em Minas Gerais: a organização da instrução pública (1835-1889)
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Palavras-chave

Minas Gerais. Educação Primária. Civilidade. República

Como Citar

ANDRADE, R. F. M. de; CARVALHO, C. H. de. Civilidade, legislação e escolarização primária em Minas Gerais: a organização da instrução pública (1835-1889). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 278–292, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640086. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640086. Acesso em: 26 fev. 2024.

Resumo

Este trabalho tem o propósito de fazer algumas análises sobre o processo deregulamentação do ensino primário em Minas Gerais, a partir da legislação relativa àorganização da instrução pública entre 1835 a 1889. O foco central da discussão recai,desta forma, na análise da legislação mineira do período que, a nosso ver, buscoudisseminar o sentido de civilidade via escola. É de longa data a presença dessadiscussão no âmbito da historiografia brasileira, principalmente aquela devotada aosestudos sobre a realidade educacional mineira do século XIX, que provocou uma sériede debates e polêmicas, ocupando boa parte das pesquisas em torno da educaçãoescolar.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640086
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