Banner Portal
Civilidade, legislação e escolarização primária em Minas Gerais: a organização da instrução pública (1835-1889)
PDF

Palavras-chave

Minas Gerais. Educação Primária. Civilidade. República

Como Citar

ANDRADE, Renata Fernandes Maia de; CARVALHO, Carlos Henrique de. Civilidade, legislação e escolarização primária em Minas Gerais: a organização da instrução pública (1835-1889). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 278–292, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640086. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640086. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem o propósito de fazer algumas análises sobre o processo deregulamentação do ensino primário em Minas Gerais, a partir da legislação relativa àorganização da instrução pública entre 1835 a 1889. O foco central da discussão recai,desta forma, na análise da legislação mineira do período que, a nosso ver, buscoudisseminar o sentido de civilidade via escola. É de longa data a presença dessadiscussão no âmbito da historiografia brasileira, principalmente aquela devotada aosestudos sobre a realidade educacional mineira do século XIX, que provocou uma sériede debates e polêmicas, ocupando boa parte das pesquisas em torno da educaçãoescolar.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640086
PDF

Referências

ALMEIDA, José Ricardo Pires de. Instrução Pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação. São Paulo: EDUC, 2000.

AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionário de Nomes, Termos e Conceitos Históricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

BARROS, Roque Spencer Maciel de. A Ilustração Brasileira e a Idéia de Universidade. São Paulo: FFCL/USP, 1959.

BASTOS, Maria Helena Camara Bastos. O Ensino Monitoral/mútuo no Brasil (1827-1854). In: STEPHANOU, Maria, BASTOS, Maria Helena Camara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Vol. II, século XIX. Petrópolis: Vozes, 2005.

BUENO, José Antônio Pimenta. Direito Público Brasileiro e Análise da Constituição do Império. Brasília: Senado Federal, 1978.

CAMPOS, Helena Guimarães, FARIA, Ricardo de Moura. História de Minas Gerais. Belo Horizonte: Lê, 2005

CARVALHO, José Murilo de. A Construção da Ordem/Teatro de Sombras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia a República: Momentos Decisivos. São Paulo: UNESP, 1999.

ELIAS, N. O Processo Civilizador: uma história dos costumes. Vol. I. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

FARIA FILHO, L. M. de, RESENDE, F. M. História da Política Educacional em Minas Gerais no Século XIX: Os Relatórios dos Presidentes da Província. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Autores Associados, n.o 2, jul/dez 2001.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A Legislação Escolar como Fonte para a História da Educação: Uma tentativa de Interpretação. In.: VIDAL, Diana Gonçalves.

GONDRA, José Gonçalves, FARIA FILHO, Luciano Mendes de. DUARTE, Regina Horta. Educação, Modernidade e Civilização: Fontes e Perspectivas de Análise. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Instrução Elementar no século XIX. In.: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (orgs.). 500 Anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003a

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O Processo de Escolarização em Minas Gerais: Questões Teórico-metodológicas e Perspectivas de Análise. In.: VEIGA, Cynthia Greive, FONSECA, Tais Nívea de Lima e. (orgs.). Historia e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003b.

HOLLANDA, Sérgio Buarque de. História Geral da Civilização Brasileira: O Brasil Monárquico. Tomo II, vol. I. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

INÁCIO, Marcilaine Soares, ROSA, Walquíria Miranda, SALES, Zeli Efigênia Santos de, FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Escola, Política e Cultura: A Instrução Elementar nos Anos Iniciais do Império Brasileiro. Belo Horizonte: Argvmentvem, 2006.

MATTOS, I. R. O Tempo de Saquarema. São Paulo: HUCITEC, 2004.

MOURÃO, Paulo Krüger Corrêa. O Ensino em Minas Gerais no Tempo do Império. Belo Horizonte: Centro Regional de Pesquisas Educacionais, 1959.

MUNIZ, Diva do Couto Gontijo. Construindo diferenças: a escolarização de meninos e meninas nas minas oitocentistas (1834-1889). In.: LOPES, Ana Amélia. Borges,

GONÇALVES, Irlen Antônio, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, XAVIER, Maria do Carmo. (orgs.). História da Educação e Minas Gerais. Belo Horizonte: FHCL/FUMEC, 2002.

PAULA, João Antônio de. Raízes da Modernidade em Minas Gerais. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PETITAT, André. Produção da Escola Produção da Sociedade: Análise Sócio-histórica de Alguns Momentos Decisivos da Evolução Escolar no Ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SARAIVA, Luiz Fernando. Estrutura de Terras e Transição do Trabalho em um Grande Centro Cafeeiro, Juiz de Fora 1870-1900. Anais do X Seminário sobre a Economia Mineira. Belo Horizonte: CEDEPLAR/UFMG, 2002.

SIMÃO, André Luciano. Minas Gerais e o Congresso Agrícola de 1878: Demandas, Temores e Percepções dos Produtores Rurais Mineiros. Anais do XI Seminário sobre Economia Mineira. Belo Horizonte: CEDEPLAR/UFMG, 2004.

TORRES, J. C. de O. História de Minas Gerais. Belo Horizonte: Lemi, Brasília: INL, v. 2 1980.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.