Banner Portal
Educação rural em Minas Gerais: gênese das escolas municipais de Ituiutaba (anos 1940)
PDF

Palavras-chave

Educação rural. Alfabetização. Minas Gerais

Como Citar

RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza; SILVA, Leila Aparecida Azevedo; QUILLICI NETO, Armindo. Educação rural em Minas Gerais: gênese das escolas municipais de Ituiutaba (anos 1940). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 74–93, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640072. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640072. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

A educação da população do campo no Brasil é preocupação secular, mas ainda motivadebate, ainda preocupa. No presente, é vista como condição de cidadania; prova disso éque o debate agrega parcelas da sociedade civil de vinculação recente com a questão; nãose associa mais com o ideal de progresso subjacente às primeiras campanhas maciças dealfabetização; e talvez tenha deixado de ser tão usada como estratégia política como noséculo passado. Este estudo toca no debate do presente, mas seu enfoque é a educaçãoconcebida e praticada no passado, sobretudo nas escolas rurais do município de Ituiutaba(MG). Ao fazê-lo, problematiza a criação dessas escolas e as políticas públicas(municipais) para ampliar a alfabetização, a fim de caracterizar tais políticas e verificar suaconcretização. Fontes diversas subsidiaram a discussão: relatos orais, dados estatísticos,fotografias, jornais, atas oficiais e outros, cujo uso se alinha à leitura de referenciais sólidosda historiografia da educação, em especial sobre as relações desta com a sociedade e apolítica. Os resultados reiteram algumas constatações da pesquisa histórica feita até então— por exemplo, que as escolas rurais dos anos 40 eram precárias (as de Ituiutaba tinham,em geral, uma sala de aula e um professor para cinco séries; não tinham água encanadanem profissionais para cuidar da merenda e limpeza) e que propósitos mais ideológicos(“civilizar” o rurícola incutindo nele o estilo de vida urbano dos conteúdos escolares) emais políticos (angariar votos) motivaram as iniciativas de escolarização rural. Essesresultados sugerem espaços a ser explorados historicamente, tais como os pontos críticosda educação rural e sua atuação no fracasso do ruralismo quanto a impedir o êxodocampo–cidade. Esse conhecimento dos problemas que entravaram a concretização bemsucedidae uniforme da ação escolar do passado pode ser útil à estruturação da educação docampo no presente.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640072
PDF

Referências

ALVES, G. L. Análise de uma proposta de escola específica para o campo. In: ______. (Org.). Educação no campo: recortes no tempo e no espaço. Campinas: Autores Associados, 2004.

ALBERTI, Verena. Histórias dentro das história. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 155–202.

BRASIL. Mensagem presidencial do presidente Eurico Gaspar Dutra dirigida ao Plenário em 1947. In: PODER LEGISLATIVO. Congresso Nacional. Mensagem dos Presidentes. Rio de Janeiro: 1947/1950. Disponível em: http://www.crl.edu/brazil/presidential acesso em: 15 nov. 2010.

BRASIL. Mensagem presidencial do presidente Eurico Gaspar Dutra dirigida ao Plenário em 1950. In: PODER LEGISLATIVO. Congresso Nacional. Mensagem dos Presidentes. Rio de Janeiro: 1947/1950. Disponível em: http://www.crl.edu/brazil/presidential acesso em: 15 nov. 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n. 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Ministério da Educação. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2008/rceb002_08.pdf. Acesso em: jun. 2008.

CARDOSO; C. F; MAUAD, A. M. História e imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 347–77.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Enciclopédia dos municípios brasileiros. Brasília: IBGE, 1959. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/minasgerais/ituiutaba.pdf. Acesso em: 25 mar. 2007.

LUCA, Tania Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 111–54.

MENNUCI, S. Pelo sentido ruralista da civilização. São Paulo: Empreza graphica da Revista dos Tribunaes, 1935.

NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: FNME, 1974.

NÓVOA, António. A imprensa de educação e ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, Denice; BASTOS, Maria Helena C. (Org.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997

OLIVEIRA, Letícia Borges. História da educação no campo: as iniciativas do movimento brasileiro de alfabetização no meio rural Uberlândia/MG, 1970–1985. Dissertação (Mestrado em educação) — Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia.

PAIVA, V. História da educação popular no Brasil. 6. ed. revista e ampliada. São Paulo: Loyola, 2003.

ROCHA, M. I. As representações sociais de professores sobre a escola no meio rural. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de e Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

SILVA, D. M. O. Memória: lembrança e esquecimento trabalhadores nordestinos no Pontal do Triângulo Mineiro (1950–1960). Dissertação (Mestrado em História Social) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SOUZA, R. F.; FARIA FILHO, L. M. A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a renovação da história do ensino primário no Brasil. In: VIDAL, D. G. (Org.). Grupos escolares no Brasil: cultura escolar primária e escolarização da infância. Campinas: Mercado das Letras, 2006.

SOUZA, S. T. O universo escolar nas páginas da imprensa tijucana (Ituiutaba–MG — anos de 1950 e 1960). Cadernos de História da Educação, Uberlândia: ed. da Universidade Federal de Uberlândia, v. 2, 2010.

VIEIRA, S. L. Desejos de reforma: legislação educacional no Brasil — Império e República. Brasília; Líber livro, 2008.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.