Banner Portal
v. 12 n. 46: jun. 2012
jun. 2012

Editorial

Décio Gatti Júnior
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640068
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640068

Artigos

Joaquim Pintassilgo, Lénia Pedro
3-23
Formação de professores e “escola ativa”: reflexões em torno de uma “tradição de inovação”
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640069
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640069
Amanda Rabelo
24-45
Escolas de formação de professores/as no Brasil e em Portugal e a feminização do magistério
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640070
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640070
Antoniette Camargo de Oliveira, Wenceslau Gonçalves Neto
46-73
A educação em Duque de Caxias sob o olhar da imprensa escrita: discussão em torno da educação primária e da formação de normalistas (anos 1950)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640071
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640071
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Leila Aparecida Azevedo Silva, Armindo Quillici Neto
74-93
Educação rural em Minas Gerais: gênese das escolas municipais de Ituiutaba (anos 1940)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640072
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640072
Geraldo Gonçalves de Lima, Décio Gatti Júnior
94-106
A formação continuada das docentes do curso normal do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio (Patrocínio – MG, 1947–1971) e a educação escolar como estratégia da “restauração católica”
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640073
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640073
Geysa Spitz Alcoforado de Abreu, Maria Angélica Pedra Minhoto
107-118
Política de admissão ao ginásio (1931-1945): conteúdos e forma revelam segmentação do primário
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640074
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640074
Giseli Cristina do Vale Gatti, Geraldo Inácio Filho
119-129
Geraldo Bastos Silva e a crítica do ensino secundário brasileiro na segunda metade do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640075
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640075
Jaqueline Cristina Massucato, Aline Aparecida Akamine, Heloisa Helena Oliveira de Azevedo
130-144
Formação inicial de professores na perspectiva histórico-crítica: por quê? Para quê? Para quem?
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640076
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640076
Jaqueline Daniela Basso, Ana Tatiana Staine Cardoso Gobato, Júlia Mazinini Rosa
145-160
O contexto da educação no meio rural no estado de São Paulo
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640077
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640077
Jean Mac Cole Tavares Santos, Patrícia Cristina de Aragão Araújo
161-172
Formação do professor-historiador e cotidiano escolar: aproximações freireanas
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640078
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640078
Juarez José Tuchinski dos Anjos
173-189
O arquivo como um “lugar para a história” reflexões a partir da prática de pesquisa em história da educação no oitocentos
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640079
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640079
Julia Malanchen, Neide da S. D. Matos, Claudia Pagnoncelli
190-204
A pedagogia histórico-crítica na trajetória histórica e nos fundamentos teóricos do currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel/PR
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640080
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640080
Juliana Guedes dos Santos Marconi, Luiz Bezerra Neto
205-218
Modernidade e sociedade brasileira: “entusiasmo”, “otimismo” e iniciativas libertárias na educação
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640081
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640081
Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho
219-237
Reformas educacionais em Minas Gerais: instrução primária, modernidade e progresso (1906-1928)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640082
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640082
Maria da Rocha Ramos, Domingos Perpétuo Soares, Marco Antonio de Oliveira Gomes
238-250
Educação profissional em Rondônia e o discurso da inclusão: um estudo de caso
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640083
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640083
Raquel de Almeida Moraes
251-263
A informática na educação brasileira na década de 1990
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640084
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640084
Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Alice Ângela Thomaz
264-277
Práticas reformistas na educação brasileira: a contribuição dos irmãos Gildásio e Gilson Amado
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640085
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640085
Renata Fernandes Maia de Andrade, Carlos Henrique de Carvalho
278-292
Civilidade, legislação e escolarização primária em Minas Gerais: a organização da instrução pública (1835-1889)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640086
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640086
Ricardo Palaro, Maria de Lourdes Bernartt
293-308
O trabalho como principio educativo e como principio de alienação: possibilidades e limites da pedagogia da alternância
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640087
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640087
Rodrigo Sarruge Molina
309-324
Primeiras escolas agrícolas no Brasil: limites e falências (1877 a 1936)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640088
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640088
Suely Cristina Silva Souza
325-346
O curso fundamental da reforma Francisco Campos: um olhar sob as instruções pedagógicas do programa de matemática de 1931
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640089
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640089
Taciana Brasil dos Santos
347-358
Propostas formadoras da igreja batista para a sociedade: democracia e família (Minas Gerais, década de 1920)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640090
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640090

Documento

Rosângela Maria Castro Guimarães
359-368
A introdução da disciplina história da educação no currículo do ensino normal mineiro na década de 1920: contexto e programa
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640093
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640093

Resenha

Fernando Vendrame Menezes
369-372
PESSANHA, Eurize Caldas; GATTI JR., Décio. (2012) Tempo de cidade, lugar de escola: história, ensino e cultura escola em “escolas exemplares” (Orgs.) Uberlândia: EDUFU. 298 p.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640094
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640094

Resumo

Admário Luiz de Almeida
373-373
Do humanismo ao assistencialismo: o CRUTAC no estado militar (1966-1985) (o caso do Rio Grande do Norte e do Maranhão)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640095
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640095
Antoniette de Camargo Oliveira
374-374
Missão educacional alemã no Brasil: irmãs franciscanas - de Dillingen para a baixada fluminense: Duque de Caxias e São João de Meriti – RJ (1937-1956)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640096
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640096
Giseli Cristina do Vale Gatti
375-375
Tempo de cidade, lugar de escola: dimensões do ensino secundário no Gymnásio Mineiro de Uberlândia (1929-1950)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640097
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640097
Jane Bezerra de Sousa
376-376
Ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640098
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640098
Maria de Lurdes Almeida e Silva Lucena
377-377
Imprensa e educação: um estudo sobre o pensamento educacional no triângulo mineiro (1930-1945)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640099
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640099
Michelle Pereira da Silva Rossi
378-379
“Dedicado à glória de Deus e ao progresso humano”: a gênese protestante da Universidade Federal de Lavras – UFLA (Lavras, 1892-1938)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640100
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640100
Wander Pereira
380-381
A ordem política e a reforma universitária: o processo de federalização da Faculdade de Odontologia de Uberlândia (1968-1978)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640101
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640101

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640102
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640102