Resumo
O contexto da modernidade exigiu um projeto de educação diferente. No Brasil, esse novoprojeto, se fez tardiamente se o compararmos às civilizações européias, na transição doImpério para a República concomitantemente com a expansão das lavouras cafeeiras, ocrescimento industrial, a adoção do trabalho assalariado e a urbanização. Diante dessecenário dois movimentos ideológicos da elite permitiram que a educação se adequasse aoritmo da modernidade. Os termos que até hoje os denominam foram cunhados por JorgeNagle, em 1976, a saber: “entusiasmo pela educação” e “otimismo pedagógico”. Oprimeiro, especialmente de caráter mais quantitativo, de expansão das escolas. O segundo,de cunho mais qualitativo, focalizando a reestruturação interna das escolas. Além disso, ocenário citado permitiu a chegada dos ideais anarquistas ao Brasil na bagagem de italianose espanhóis, culminando inclusive na criação de escolas. O presente ensaio busca umaanálise do panorama no qual os movimentos (os referidos “entusiasmo”, “otimismo” e asiniciativas libertárias de educação concretizadas na cidade de São Paulo no início do séculoXX) permitiram-se atender à demanda de um projeto de educação adequado à novasituação social do país.Referências
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