A formação continuada das docentes do curso normal do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio (Patrocínio – MG, 1947–1971) e a educação escolar como estratégia da “restauração católica”

  • Geraldo Gonçalves de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Décio Gatti Júnior Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Palavras-chave: História das idéias pedagógicas católicas. Ensino de História da Educação. Formação docente continuada

Resumo

O trabalho docente era assumido pelas próprias religiosas da Congregação. O presenteartigo tem por objetivos: compreender os valores católicos como base inspiradora;descrever os desafios do ensino e o trabalho das religiosas mestras; discutir as principaisquestões burocráticas inerentes às perspectivas da formação acadêmica e continuada. Operíodo abrange o Decreto Estadual 2.400 (07/02/1947), quando há o mandato para oEnsino Normal de 2.º ciclo, do Colégio Normal Nossa Senhora do Patrocínio. Se encerraquando o Ensino Normal é extinto com a Lei 5.692/71. Os “Cursos de Férias” eramfrequentados para garantir não só a atualização dos conhecimentos e práticas, mas tambémcomo atendimento às prerrogativas legais. Os procedimentos metodológicos foram apesquisa bibliográfica de alguns autores como Azzi (1992), Manacorda (2004) e Segers etall (1995); no exame interpretativo de documentos da Igreja Católica, como a Encíclicapapal “Divini Illius Magistri”, Pio XI; na investigação da Lei Orgânica do Ensino Normal(1946); e, finalmente, no tratamento de fontes documentais presentes na secretaria doColégio Normal Nossa Senhora do Patrocínio. A formação de normalistas do ColégioNormal Nossa Senhora do Patrocínio consistia em parte da estratégia católica de“restauração”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Gonçalves de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PEBTT) do Campus Uberaba (cursos de Licenciatura - Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Química)
Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Professor Titular de História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Referências

AZZI, Riolando (1992). O altar unido ao trono – um projeto conservador. Coleção História do pensamento católico no Brasil. Vol. 3. São Paulo: Edições Paulinas.

MANACORDA, Mario Alighiero (2004). História da Educação – da Antiguidade aos nossos dias. 11. ed. São Paulo: Cortez Editora.

PIO XI (1929). Carta Encíclica Divini Illius Magistri. Disponível em: http://www.vatican.va/holy_father/pius_xi/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_31121929_divini-illius-magistri_po.html. Acesso: 10 de abril de 2011.

SEGERS, Yves et all (1995). 1845 – 1995 150 anos Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar Servindo em simplicidade. Lovaina, Bélgica: KADOC, Centro Católico de documentação.

Como Citar
Lima, G. G. de, & Gatti Júnior, D. (1). A formação continuada das docentes do curso normal do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio (Patrocínio – MG, 1947–1971) e a educação escolar como estratégia da “restauração católica”. Revista HISTEDBR On-Line, 12(46), 94-106. https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640073
Seção
Artigos