O arquivo como um “lugar para a história” reflexões a partir da prática de pesquisa em história da educação no oitocentos

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640079

Palavras-chave:

Arquivo. História da Educação. Paraná. Século XIX. Lapa

Resumo

O objetivo do presente artigo é realizar a reflexão acerca de uma experiência de pesquisaem história da Educação sobre o século XIX, no Arquivo Público Municipal Casa daMemória da Lapa (PR), divulgando parte de seu acervo e ponderando sobre os desafiosmais gerais da produção do conhecimento histórico, que passa pelo necessário confrontodo historiador com os arquivos. Inicialmente, são tecidas breves considerações sobre oArquivo “lugar de memória” e a transformação que a prática historiográfica nele realiza aotorná-lo, um “Lugar para a História”. Na segunda parte, são apresentadas três dimensões deanálise adotadas no questionamento da documentação do Arquivo Público Municipal Casada Memória da Lapa, exemplificando-as com interpretações acerca de algumasexperiências históricas da escola primária na Província do Paraná.

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Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutorando em Educação, na Linha de História e Historiografia da Educação, Universidade Federal do Paraná,

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Como Citar

ANJOS, J. J. T. dos. O arquivo como um “lugar para a história” reflexões a partir da prática de pesquisa em história da educação no oitocentos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 173–189, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640079. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640079. Acesso em: 20 maio. 2022.

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