Banner Portal
A pedagogia histórico-crítica na trajetória histórica e nos fundamentos teóricos do currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel/PR
PDF

Palavras-chave

Currículo. Pedagogia histórico-crítica. Cascavel. Formação continuada

Como Citar

MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide da S. D.; PAGNONCELLI, Claudia. A pedagogia histórico-crítica na trajetória histórica e nos fundamentos teóricos do currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel/PR. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 190–204, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640080. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640080. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

A finalidade deste artigo é a de primeiramente relatar a trajetória histórica do processo deelaboração do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, naseqüência, expor os principais pressupostos que fundamentam este documento que seconstitui em três volumes (Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais) eEducação de Jovens e Adultos - Fase I) concluído em 2007 e implementado a partir de2008. O documento tem como referencial teórico a epistemologia materialista históricodialética(MARX), a proposições da psicologia histórico-cultural (VIGOTSKY) e apedagogia histórico-crítica (SAVIANI). Intenta-se também apresentar os pressupostossobre a educação das pessoas com deficiências, afirmados nesse Currículo. À vista daimplementação do referido documento, é exposto o processo de formação continuadadesencadeado no município nos anos de 2008 a 2010, que buscou instrumentalizar osprofessores da Rede Municipal de Ensino para a compreensão e aplicação efetiva egradativa do documento, que foi pela primeira vez na história, elaborado pela própria Redee com discussões envolvendo os professores das escolas municipais.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640080
PDF

Referências

BRASIL, Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental foram instituídas por meio da resolução da CEB no 2 de 07 de abril de 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB no 9.394/96. 20 de dezembro de 1996.

CASCAVEL (PR). Secretaria Municipal de Educação. Currículo para Rede pública municipal de ensino de Cascavel. Cascavel, PR: Ed. Progressiva, 2008.

DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Campinas – SP: Caderno Cedes, vol. 24 n. 62, 2004.

DUARTE, Newton. Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotsky. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender” crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Autores Associados, Campinas SP, 2004.

LEONTIEV. A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizontes, 1978.

MALANCHEN, Julia. Alguns elementos para compreender os principais fundamentos do currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel e o processo de formação continuada. In.: ORSO, Paulino José; et al (orgs). Educação e Sociedade: Uma relação desafiadora. Cascavel: Edunioste, 2011.

MARKUS, Gyorgy. Teoria do conhecimento do jovem Marx. Coleção pensamento crítico, vol. 1. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, RJ – Paz e Terra, 1974.

MARX, Karl ; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (Feuerbach). 10a Ed. Tradução de José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: HUCITEC, 1996.

MORAES, Maria Célia Marcondes de. Dupla problemática do objeto da história: ontológica e Metodológica. In: MORAES, Maria Célia Marcondes de. Reformas de ensino, modernização administrada. A experiência de Francisco Campos anos vinte e trinta. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de publicações. 2000. (teses NUP).

PARANÁ, Currículo Básico para a escola pública do Estado do Paraná. Seed: 1990.

SAVIANI, Dermeval. Desafios para a construção coletiva da ação supervisora: uma abordagem histórica. Revista Idéias, no 24, 1994.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 1995.

SAVIANI, Dermeval. Educação do senso comum a consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 1991.

SEED/PR. Avaliação, sociedade e escola. Fundamentos para reflexão. (org. Lízia Helena Nagel) Curitiba, 1986.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escolhidas II. Madrid, Centro de publicaciones Del M.E.C. y Visor Distribuciones, 1993.

VYGOTSKY, L.S; LURIA, A.R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e criança. Trad. Lolio Lourenço de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VIGOTSKI, Liev Semiónovich. Obras escogidas: fundamentos de defectología. Tomo V. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1997.

ZÓIA, Elvenice Tatiana. Proposta Curricular: o Desafio da Reestruturação Coletiva – Limites e Possibilidades. Anais do Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas – SENIEE, no ano de 2007 na Unioeste – Campus de Francisco Beltrão.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.