Resumo
Este artigo objetiva entender quais foram os motivos que levaram as primeiras escolas agrícolas do Brasil falirem ou permanecerem abertas de forma precária. Entre os anos de 1877a 1936, mais de 50% dos cursos de engenharia agrícola foram extintos e o estudo entende que este fenômeno foi resultante das características materiais do Brasil, o que repercutiu diretamente nos projetos educacionais de ensino agrícola que a fração hegemônica da classe dominante imprimiu para a sociedade brasileira.
Referências
BASBAUM, Leôncio. História sincera da república. v. 2. São Paulo: Alfa-Omega, 1975-76.
CAPDEVILLE, Guy. O Ensino Superior Agrícola no Brasil, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v.72, n.172, p.229-2Gl, set./dez. 1991.
CAPDEVILLE, Guy. O Ensino Superior Agrícola no Brasil. Viçosa-MG: Imprensa Universitária (UFV), 1991, b.
COSTA, Emilia Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Editora Grijalbo, 1997.
COLLINS, Randall. The credential society: an historical sociology of education and stratification. New York Academic Press, 1979.
CUNHA, Luiz Antonio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000.
DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato. Uma História da vida rural no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. Homens livres na ordem escravocrata. 4. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
GHIRALDELLI JR, Paulo. História da Educação. São Paulo: Cortez, 2000.
HOBSBAWM, Eric. J. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
HOBSBAWM, Eric. J. A era dos impérios, 1875-1914. 13. ed. - São Paulo: Paz e Terra, 2009.
MENDONÇA, Sonia Regina. Mundo Agrario. Revista de estudios rurales.Centro de Estudios Histórico Rurales. Universidad Nacional de La Plata. vol. 1 no 1, 2S/2000.
MENDONÇA, Sonia Regina. Agronomia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Vício de Leitura, 1998.
MOLINA, Rodrigo Sarruge. Escola Agrícola Prática "Luiz De Queiroz" ESALQ/USP): sua gênese, projetos e primeiras experiências - 1881 a 1903. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2011.
PRADO Jr., Caio. Evolução Política do Brasil e outros Estudos. São Paulo: editora brasiliense, 1963.
PERECIN, Marly Therezinha Germano. Os Passos do Saber: a Escola Agrícola Prática Luiz de Queiroz. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
PICARD, J. Usinas Açucareiras de Piracicaba, Villa-Raffard, Porto-Feliz, Lorena e Cupim: Missão de Inspeção do Senhor J. Picard, Engenheiro, de 1 de Março a 15 de Julho de 1903. São Paulo: Editora Hucitec; Editora da UNICAMP, 1996.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. São Paulo: autores associados, 2007.
SINGER, Paul. O Brasil no Contexto do capitalismo internacional: 1889-1930. In: HOLANDA, S.B. (Org.). História Geral da Civilização Brasileira - Tomo III: O Brasil Republicano - 1o. Volume: Estrutura de poder e economia (1989-1930). São Paulo: DIFEL, 1997, p. 347.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Revista HISTEDBR On-line