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Política de admissão ao ginásio (1931-1945): conteúdos e forma revelam segmentação do primário
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Palavras-chave

Exame de admissão ao ginásio. Ensino secundário. Ensino primário. Era Vargas

Como Citar

ABREU, Geysa Spitz Alcoforado de; MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Política de admissão ao ginásio (1931-1945): conteúdos e forma revelam segmentação do primário. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 107–118, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640074. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640074. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objeto de estudo em análise é o exame de admissão ao ginásio, instituído em 1931, porVargas, e utilizado por 40 anos para a seleção de alunos ao ensino secundário. A análisecircunscreve-se aos anos 1931 e 1945, com o objetivo de discutir se os conteúdos e a formado exame exerceram efeitos na conformação curricular do ensino primário paulistano. Paratanto, foram revisados estudos sobre o tema e feito um levantamento de informaçõesacerca da realização do exame, em arquivos de cinco instituições de ensino secundário dacidade de São Paulo. Os dados foram analisados a partir dos conceitos de segmentação ede progressão, elaborados por Fritz Ringer, em obra que descreve e compara as diferentesconfigurações dos sistemas educacionais da Alemanha, França, Inglaterra e EstadosUnidos. Os resultados indicam que o exame foi ineficiente para conter a demanda poreducação secundária, infirmando parte da literatura especializada que via nessa meta afunção manifesta da prova, e que sua função latente, no entanto, foi a de legitimar umpadrão específico de recrutamento e camuflar a existência de barreiras institucionais ecurriculares presentes no ensino elementar da época.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640074
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Referências

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