O curso fundamental da reforma Francisco Campos: um olhar sob as instruções pedagógicas do programa de matemática de 1931

Autores

  • Suely Cristina Silva Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640089

Palavras-chave:

Reforma Francisco Campos. Ensino secundário. Matemática

Resumo

O presente trabalho tem por fim apresentar o programa de Matemática do CursoFundamental e suas Instruções Pedagógicas durante ação da Reforma Francisco Camposno ano de 1931. Tratando-se do estudo de uma disciplina escolar, a investigação foi frutode uma pesquisa desenvolvida no Núcleo de Pós-Graduação em Educação, daUniversidade Federal de Sergipe e obteve auxílio financeiro da Fundação de Apoio àPesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE). Como resultado,verificou-se que o programa de Matemática implementado pela Reforma FranciscoCampos, na aplicação dos seus conteúdos, interagia entre seus ramos, de forma paulatinaaté a 5ª série, atingindo um conjunto. Quanto às instruções pedagógicas, as mesmas foramdescritas de forma geral e sem exemplos práticos sobre a fusão das Matemáticas, contudose apresentavam diferentes daquelas que foram inseridas nos programas do Colégio PedroII, nos anos de 1929 e 1930.

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Biografia do Autor

Suely Cristina Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, membro do Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares: história, ensino e aprendizagem (GPDEHEA) e licenciada em Matemática.

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Como Citar

SOUZA, S. C. S. O curso fundamental da reforma Francisco Campos: um olhar sob as instruções pedagógicas do programa de matemática de 1931. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 325–346, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640089. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640089. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos