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O curso fundamental da reforma Francisco Campos: um olhar sob as instruções pedagógicas do programa de matemática de 1931
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Palavras-chave

Reforma Francisco Campos. Ensino secundário. Matemática

Como Citar

SOUZA, Suely Cristina Silva. O curso fundamental da reforma Francisco Campos: um olhar sob as instruções pedagógicas do programa de matemática de 1931. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 325–346, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640089. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640089. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem por fim apresentar o programa de Matemática do CursoFundamental e suas Instruções Pedagógicas durante ação da Reforma Francisco Camposno ano de 1931. Tratando-se do estudo de uma disciplina escolar, a investigação foi frutode uma pesquisa desenvolvida no Núcleo de Pós-Graduação em Educação, daUniversidade Federal de Sergipe e obteve auxílio financeiro da Fundação de Apoio àPesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE). Como resultado,verificou-se que o programa de Matemática implementado pela Reforma FranciscoCampos, na aplicação dos seus conteúdos, interagia entre seus ramos, de forma paulatinaaté a 5ª série, atingindo um conjunto. Quanto às instruções pedagógicas, as mesmas foramdescritas de forma geral e sem exemplos práticos sobre a fusão das Matemáticas, contudose apresentavam diferentes daquelas que foram inseridas nos programas do Colégio PedroII, nos anos de 1929 e 1930.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640089
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