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O Grupo Escolar Visconde de Guarapuava: escotismo e escolarização das atividades corporais no interior do Paraná (1920-1930)
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Palavras-chave

Instituições escolares. Grupos Escolares. Guarapuava. Escotismo. Educação Física. Corpo

Como Citar

HEROLD JUNIOR, Carlos; VAZ, Alexandre Fernandez. O Grupo Escolar Visconde de Guarapuava: escotismo e escolarização das atividades corporais no interior do Paraná (1920-1930). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45e, p. 3–17, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45e.8640104. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640104. Acesso em: 13 jun. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a educação do corpo praticada pelo escotismo no interior do Grupo Escolar Visconde de Guarapuava, no período de 1920 e 1930. Utilizando-se de vários tipos de fontes primárias, priorizamos os jornais publicados na cidade para defender a seguinte hipótese: a conjugação da estrutura institucional do grupo escolar e das atividades escoteiras colaborou para a escolarização das atividades corporais e para a divulgação de modernidades pedagógicas no interior do Paraná. O texto foi dividido em duas partes: na primeira levantamos variáveis históricas de grande relevância para a história educacional de maneira geral: 1) o surgimento dos grupos escolares, 2) os debates sobre a educação física e 3) o surgimento do escotismo. Na segunda parte, analisamos essas variáveis no contexto do Grupo Escolar Visconde de Guarapuava.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640104
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