v. 12 n. 45e: maio. 2012 (n. esp.)
Revista HISTEDBR On-line
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre o Periódico
Submissões
Pareceristas
Regimento
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Políticas
Direitos Autorais
Acesso Aberto
Arquivamento
Plágio e Similaridade
Retratação
Revisão por pares
Ética
Privacidade
Taxas de Publicação
Notícias
Artigos +Lidos
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
v. 12 n. 45e
Publicado em agosto 16, 2012
maio. 2012 (n. esp.)
Número especial da Revista Histedbr organizado pelos GTs do Paraná, com a temática:
Instituições Escolares no Estado do Paraná
.
Editorial
Maria Isabel Moura Nascimento, Paulino José Orso
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640103
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640103
Artigos
Carlos Herold Junior, Alexandre Fernandez Vaz
3-17
O Grupo Escolar Visconde de Guarapuava: escotismo e escolarização das atividades corporais no interior do Paraná (1920-1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640104
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640104
Adrian Alvarez Estrada, Edaguimar Orquizas Viriato
18-33
A escola enquanto organização burocrática: A Gestão Escolar na perspectiva dos Diretores Escolares de Cascavel
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640105
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640105
Ivo Oss Emer
34-48
Um pouco da história da educação no Oeste do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640106
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
49-63
Reconstrução histórica do primeiro Grupo Escolar de Irati- Paraná – PR
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640107
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640107
João Carlos da Silva, Maria Valdeny Ferreira Gomes, Valdecir Antonio Nath, Lidiane Maciel Mufatto
64-75
História e memória: arquivos e instituições escolares na região oeste do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640108
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640108
Maria Isabel Moura Nascimento
76-87
As instituições escolares públicas dos Campos Gerais - PR (1904-1950)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640109
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640109
Vera Lucia Martiniak
88-99
As relações entre trabalho e educação: análise da constituição das escolas técnicas
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640110
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640110
Ireni Marilene Zago Figueiredo, Jackson Johann
100-110
A história da escola de educação especial Bem Me Quer – APAE de Toledo – Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640111
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640111
Sonia Valdete Aparecida Lima Cordeiro
111-127
A constituição da Escola Evangélica de Carambeí: uma instituição educaional da imigração holandesa na região dos Campos Gerais – PR
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640112
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640112
Lucia Mara de Lima Padilha
128-141
Ideário republicano nos Campos Gerais: a criação do grupo escolar conselheiro Jesuíno Marcondes (1907)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640113
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640113
Rita de Cassia da Silva Oliveira
142-161
Reconstruçâo histórica da universidade aberta para a terceira idade na Universidade Estadual de Ponta Grossa
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640114
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640114
André Paulo Castanha, Jehnny Zélia Kalb Facchi
162-180
Memórias das escolas normais de Cascavel-PR: desafios à preservação
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640115
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640115
Karine Karoline Goltz
181-196
Grupo Escolar Telêmaco Borba de Tibagi/PR (1915)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640116
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640116
Thais Bento Faria, Analete Regina Schelbauer
197-212
Grupo escolar “Hugo Simas”: constituição histórica, sujeitos e alguns aspectos da organização do trabalho pedagógico (Londrina-PR, 1937- 1972)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640117
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640117
Silvana Rodrigues Malheiro Huss, Maria Cristina Gomes Machado
213-227
O processo de escolarização no município de Mandaguari-PR
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640118
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640118
Paulino José Orso
228-238
História, instituições, arquivos e fontes na pesquisa e na história da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640119
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640119
Lilian Alves Pereira, Delton Apdo Felipe, Fabiane Freire França
239-252
Origem da escola pública brasileira: a formação do novo homem
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640120
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640120
Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Luís Fernando Lopes
253-265
A Conae a EaD na formação inicial de professores - mas não de todo
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640121
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640121
Danielle Marafon
266-281
Projetos pedagógicos e políticas públicas para a educação infantil no município de Piraquara – Paraná (1993-2004)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640122
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640122
Documento
André Paulo Castanha
282-296
Regimento interno das escolas públicas da corte de 1883: uma síntese da educação imperial
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640123
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640123
André Paulo Castanha
297-308
Decisão n. 77 – Império. – em 6 de novembro de 1883
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640124
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640124
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Bruna Buhler Gomes
309-311
Ata de exame da Vila Iraty (1902)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640125
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640125
Resenha
Robson da Silva Larranhaga
312-314
LEITE, S. Luiz Figueira: A sua vida heróica e a sua obra literária
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640126
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640126
Resumo
Renata de Almeida Vieira
315-315
Contribuições do posicionamento pedagógico de Georges Snyders para a abordagem do antipreconceito
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640127
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640127
Joelma Busato
316-316
A concepção de desenvolvimento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Pato Branco
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640128
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640128
Kelly Cristina Campones
317-317
História, trabalho e educação: ensino profissionalizante do Senai Ponta Grossa, PR
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640129
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640129
Expediente
Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640130
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640130
×
Usuário
*
Obrigatório
Senha
*
Obrigatório
Esqueceu a senha?
Mantenha-me conectado
Acesso
Não possui registro?
Registrar-se aqui