Resumo
Este artigo visa discutir as políticas públicas estabelecidas para a Educação Infantil, no Município de Piraquara, no Estado do Paraná, no período circunscrito entre 1993 e 2004, no qual duas propostas curriculares (Projeto Araucária 1993–2000) e (Proposta Curricular da Educação Infantil 2001–2004), foram orientadoras das ações pedagógicas junto às crianças de 0 a 6 anos. Discorre sobre a natureza das políticas públicas, sem esquecer a história da Educação Infantil no Brasil e na Europa como pano de fundo para o processo de organização da Educação Infantil no Município de Piraquara, enfatizando o sentido de problematizar as legislações educativas a fim de evidenciar a relação entre os fundamentos legais e as políticas públicas para a educação, bem como as implicações das políticas públicas no processo de ensino-aprendizagem da criança pequena. Apoia-se nos conceitos históricos, na produção historiográfica da Educação Infantil e nos documentos (Projeto Araucária e Proposta Curricular da Educação Infantil), os quais nos possibilitam debater sobre as acepções de infância, de Educação Infantil, de métodos de ensino-aprendizagem, de formação de professor e de concepções de gestão que emergiram das duas propostas pedagógicas elaboradas naquele período.
Referências
ARCO-VERDE, Y. F. S. Estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida nas pré-escolas das redes de ensino de Curitiba. Curitiba (Dissertação de Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, 293f. 1985.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n 9394 de 20 de dezembro de 1996, Brasília.
FORMOSINHO, J. O. O desenvolvimento das educadoras de infância: entre os saberes e os afectos, entre a sala e o mundo. In: MACHADO, M. L. A. (Org.). Encontros e desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002, p. .
KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo políticas e práticas. São Paulo: Papirus, 1999.
KULHMANN M. J. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediações, 2001.
PIRAQUARA, Diretrizes Curriculares Municipais. Ensino fundamental: 1a a 4a séries. Piraqura, 2002.
PIRAQUARA, Proposta Curricular da Educação Infantil. Piraquara: Skalagraf, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, Projeto Araucária. Curitiba, 1993.
SANCHES, E. C. Creche: realidade e ambigüidades. Petrópolis: Vozes: 2004.
SILVA, I. O. A profissionalização do professor da Educação Infantil: questões sobre a formação dos profissionais que estão em serviço. In: MACHADO, M. L. A. (Org.). Encontros e desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.