História, instituições, arquivos e fontes na pesquisa e na história da educação

Autores

  • Paulino José Orso UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640119

Palavras-chave:

História. Educação. Instituições escolares. Arquivos. Fontes. Pesquisa educacional

Resumo

Este artigo, como o próprio título o indica, trata da relação entre a história, as instituições, os arquivos e as fontes na pesquisa e na história da educação. Discute acerca da importância de cada uma delas para que o homem possa se conhecer, se localizar no espaço e no tempo, bem como, agir sobre o meio. Para isso, chama atenção sobre a relevância tanto das fontes para o acesso ao passado, como da necessidade de preservar a memória por meio dos arquivos e das instituições, o que também pressupõe a exigência da utilização de um método adequado para que possamos apreender a realidade efetivamente como ela é e poder pensar e agir de forma intencional e deliberada, transformando o que se apresenta enquanto tendências decorrentes do passado.

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Biografia do Autor

Paulino José Orso, UNIOESTE

Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Unicamp, docente dos Cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação da Unioeste e líder do Grupo de Pesquisa HISTEDOPR/UNIOESTE/ Campus Cascavel

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Como Citar

ORSO, P. J. História, instituições, arquivos e fontes na pesquisa e na história da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45e, p. 228–238, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45e.8640119. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640119. Acesso em: 30 nov. 2021.

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