A história da escola de educação especial Bem Me Quer – APAE de Toledo – Paraná

Autores

  • Ireni Marilene Zago Figueiredo UNIOESTE
  • Jackson Johann FASUL

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640111

Palavras-chave:

APAE – Toledo – PR. Educação Especial. Pessoa com Deficiência

Resumo

A APAE de Toledo - PR, fundada no ano de 1974, foi a primeira instituição criada para oferecer o atendimento educacional e social para as pessoas com deficiência no município. Sua instalação ocorreu devido ao empenho de lideranças comunitárias e pais de pessoas com deficiência, que sentiram a necessidade de ter na cidade uma entidade, instituição ou escola para atendimento especializado. Depois de 37 anos de serviços prestados a comunidade toledana, a APAE, que mantém a Escola Especial Bem Me Quer, se destaca como uma das instituições mais importantes na região Oeste do Paraná, oferecendo atendimento especializado para crianças com deficiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, bem como para os jovens acima de 18 anos no Setor Profissionalizante. O artigo trata, portanto, do histórico da APAE de Toledo – PR, demonstrando que o Setor Profissionalizante foi instalado, em 1996, e reorganizado, em 1998, a partir do Processo de Educação Profissional e Colocação no Trabalho (PECT), com os programas de Iniciação Profissional, Qualificação Profissional e Colocação no Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ireni Marilene Zago Figueiredo, UNIOESTE

Graduada em Pedagogia (UNIOESTE). Mestre e Doutora em Educação (UNICAMP). Professora do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES/UNIOESTE.

Jackson Johann, FASUL

Graduado em Filosofia (UNIOESTE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em educação da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR. Docente da Escola Especial Bem Me Quer – APAE de Toledo – PR. Docente do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Sul Brasil (FASUL), Toledo – Paraná.

Referências

APAE EDUCADORA. A escola que buscamos: proposta orientadora das ações educacionais / coordenação geral : Ivanilde Maria Tíbola. . Brasília : Federação Nacional das APAEs, 2001.

APAE DE TOLEDO - Livro Ata, Toledo - Pr, 1974.

APAE DE TOLEDO - Livro Ata, Toledo - Pr, 1976.

APAE DE TOLEDO - Livro Ata, Toledo - Pr, 1977.

APAE DE TOLEDO - Livro Ata, Toledo - Pr,, 1979.

APAE DE TOLEDO - Livro Ata, Toledo - Pr, 1980.

APAE DE TOLEDO - Livro Ata, Toledo - Pr, 1988.

APAE DE TOLEDO - Livro Ata, Toledo - Pr, 1993.

APAE DE TOLEDO - Livro Ata, Toledo - Pr, 1996.

APAE DE TOLEDO - Livro Ata, Toledo - Pr, 1998.

APAE DE TOLEDO. Projeto Político-Pedagógico. Toledo – Pr, 2009.

APAE DE TOLEDO. Relatório Anual do PECT. Toledo – Pr, 2010.

BATISTA, Cristina A. Mota. Educação profissional e inclusão no trabalho: entraves e possibilidades. In: Trabalho e deficiência mental: perspectivas atuais. APAE, Dupligráfica editora, Brasília, 2003.

CARVALHO, Rosita Édler de. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES. Educação profissional e colocação no trabalho: Uma nova proposta de trabalho junto à pessoa portadora de deficiência. Um manual para profissionais e dirigentes. Brasilia, FENAPAES, 1997.

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES. Metodologias aplicadas na educação profissional de pessoas com deficiência mental e múltipla. FENAPAES, Brasilia, 2005.

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES. Educação profissional e trabalho para pessoas com deficiências intelectual e múltipla. Plano orientador para gestores e profissionais. FENAPAES, Brasília, 2007.

IÁCONO, Jane Peruzo. Deficiência mental e terminalidade específica: novas possibilidades de inclusão ou exclusão velada. Maringá - Pr, UEM, 2003. (Dissertação de Mestrado).

NIEDERAUER, Ondy Helio. Toledo no Paraná: a historia de um latifúndio improdutivo, sua reforma agrária, sua colonização, seu progresso. 2 Ed. Toledo, Tolegraf, 2004.

OLIVEIRA, Maria Helena Alcântara de. Trabalho e deficiência mental: Perspectivas atuais. In: Trabalho e deficiência mental: perspectivas atuais. APAE, Dupligráfica editora, Brasília, 2003.

PARANÁ. Decreto Estadual no 3.528 de 02 de junho de 1977. Autoriza o funcionamento da Escola Especial Bem Me Quer. SEED, 1977.

ROSA, Enio Rodrigues da. O trabalho das pessoas com deficiência e as relações sociais de produção capitalista: uma análise crítica da política de cotas no Brasil. UNIOESTE, Cascavel, PR: [s.n.], 2009. (Dissertação de Mestrado).

SASSAKI, Romeu Kazumi. Educação profissional e emprego de pessoas com deficiência mental pelo paradigma da inclusão. In: Trabalho e deficiência mental: perspectivas atuais. APAE, Dupligráfica editora, Brasília, 2003.

SILVA, Oscar. Toledo e sua história. Toledo, Prefeitura Municipal, 1998.

TOLEDO 50 ANOS. Cinco décadas de histórias. Toledo, Sul Gráfica Editora, 2002.

Downloads

Como Citar

FIGUEIREDO, I. M. Z.; JOHANN, J. A história da escola de educação especial Bem Me Quer – APAE de Toledo – Paraná. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45e, p. 100–110, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45e.8640111. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640111. Acesso em: 26 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos