História e memória: arquivos e instituições escolares na região oeste do Paraná

  • João Carlos da Silva UNIOESTE
  • Maria Valdeny Ferreira Gomes UNIOESTE
  • Valdecir Antonio Nath UNIOESTE
  • Lidiane Maciel Mufatto UNIOESTE
Palavras-chave: História. Memória. Arquivos. Instituições escolares

Resumo

Resultado das atividades de pesquisa vinculadas ao grupo HISTEDBR/GT-Cascavel, PR, este artigo, calcado em estudo bibliográfico e levantamento em arquivos escolares, pontua alguns elementos históricos acerca da constituição da escolarização em Cascavel. O trabalho do pesquisador via de regra consiste na busca de papeis desorganizados cabendo a ele descobrirem onde localizá-los. Nesta empreitada muitas vezes é preciso superar obstáculos de ordem burocrática, da capacitação atendente na localização dos arquivos. O conhecimento da documentação visa levar alunos e professores a compreender a importância na reconstrução da memória institucional. A qualidade do conhecimento histórico depende da relação dos historiadores com as fontes.  Desta forma, o desafio consiste em criar as condições objetivas para a preservação das fontes das Instituições Escolares selecionada, que possibilitem ao historiador buscar a explicitação da singularidade e da identidade histórica das Instituições Escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos da Silva, UNIOESTE

Doutor em Filosofia, História e Educação/FE-UNICAMP. Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação/Mestrado em Educação da UNIOESTE, Campus de Cascavel. Membro do grupo de pesquisa HISTEDOPR – História, sociedade educação - Oeste do Paraná

Maria Valdeny Ferreira Gomes, UNIOESTE

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação/UNIOESTE, campus de Cascavel/PR. Professora da Rede Estadual de ensino em Cascavel. Coordenadora do Profuncionário.

Valdecir Antonio Nath, UNIOESTE

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação/UNIOESTE, campus de Cascavel/PR Atual Secretário Municipal de Educação de Cascavel.

Lidiane Maciel Mufatto, UNIOESTE
Graduanda em pedagogia. Bolsista PIBIC/CNPQ/UNIOESTE, Campus de Cascavel.

Referências

EMER, Ivo Oss. Desenvolvimento do Oeste do Paraná e a construção da escola. RJ. Fundação Getúlio Vargas, 1991 (Dissertação de Mestrado).

LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura de (orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Palmas, PR: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR; Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004.

MARX, KARL. Contribuição a crítica da economia política. S.P. Livraria Martins Fontes, 1977.

MIGUEL, Maria E. B. Do levantamento de fontes à construção da historiografia: uma tentativa de sistematização. In. NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados:

HISTEDBR; Sorocaba, SP: UNISO; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; ZAIA, Iomar Barbosa; VENDRAMETO, Maria Cristina. Arquivos escolares e pesquisa histórica: fontes para o estudo da educação brasileira. Pró-Posições V. 16. N. 1(46) Jan/Abr. 2005.

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: UNISO; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a História da Educação. In. LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

SANFELICE, J.L. História das instituições escolares. In. NASCIMENTO, Maria Isabel Moura;SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: UNISO; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

SPERANÇA, Alceu A. Cascavel: a história. Curitiba: Lagarto, 1992.

VIDAL, Diana Gonçalves. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica: Por uma ampliação da noção de documento escolar. In. NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: UNISO; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

WERLE, Flavia O. C. História das instituições escolares: de que se fala?In. LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

Como Citar
Silva, J. C. da, Gomes, M. V. F., Nath, V. A., & Mufatto, L. M. (1). História e memória: arquivos e instituições escolares na região oeste do Paraná. Revista HISTEDBR On-Line, 12(45e), 64-75. https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640108
Seção
Artigos