A escola enquanto organização burocrática: A Gestão Escolar na perspectiva dos Diretores Escolares de Cascavel

  • Adrian Alvarez Estrada UNIOESTE
  • Edaguimar Orquizas Viriato UNIOESTE
Palavras-chave: Escola. Gestão Escolar. Burocracia. Organização

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa “Organização burocrática e gestão escolar: a perspectiva dos diretores da rede municipal de ensino de Cascavel”, financiada pela Fundação Araucária, que buscou compreender a concepção vigente que os diretores da rede municipal de ensino possuem acerca de gestão e sua relação com a burocracia escolar. Para tanto, identificamos as principais matrizes teóricas acerca da organização burocrática bem como sua inserção no âmbito das organizações educativas. Realizamos ainda uma pesquisa de campo, por meio de questionários, com os diretores de escolas da rede municipal de Cascavel, para identificar o grau de burocratização das unidades escolares, e a forma como os diretores percebem e agem diante dessa realidade.

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Biografia do Autor

Adrian Alvarez Estrada, UNIOESTE

Doutor em Educação pela USP; Professor do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar (GPGE).

Edaguimar Orquizas Viriato, UNIOESTE

Doutora em Educação pela PUC/SP; Professora do Curso de pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE; membro do Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar.

Referências

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Como Citar
Estrada, A. A., & Viriato, E. O. (1). A escola enquanto organização burocrática: A Gestão Escolar na perspectiva dos Diretores Escolares de Cascavel. Revista HISTEDBR On-Line, 12(45e), 18-33. https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640105
Seção
Artigos