Resumo
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo geral de resgatar as fontes primárias e secundárias e ainda, reconstruir a história das Instituições Escolares Públicas na Região dos Campos Gerais, do Estado do Paraná, no período compreendido entre o início da República até a década de cinquenta do século XX. Onde os objetivos específicos foram: a realização, o levantamento e a organização das fontes da Instituição Escolar pesquisada, Grupo Escolar Telêmaco Borba, na cidade de Tibagi; a digitalização das fontes coletadas nos formatos de texto e imagem; e a elaboração de verbetes sobre a Instituição Escolar. O período histórico da pesquisa foi delimitado inicialmente em 1904, por ser o ano de criação do primeiro Grupo Escolar na região. O ano de 1950 encerra um ciclo de criação de escolas públicas, tendo em vista, que a partir da década de 1950 a escolarização amplia-se significativamente. O trabalho de campo consistiu em uma primeira fase, que foi o levantamento, a catalogação e digitalização de fontes históricas da Instituição Escolar pesquisada, e na faze seguinte foi realizada, a partir da análise das fontes, a reconstrução histórica dessa Instituição. Os resultados da pesquisa foram materializados e disponibilizados em vários formatos: em um banco de dados digital contendo a catalogação das fontes, no acervo de fontes digitalizadas, no catálogo de fontes impresso e no CD-ROM contendo o banco de dados, as fontes digitalizadas e o catálogo.
Referências
MERCER, Luiz Leopoldo. Edmundo Alberto Mercer. Toca Mercer, um livro só para nós. Edição comemorativa, 1978.
FRANCO, Arthur Martins. O Coronel Telêmaco Morosini Borba. Curitiba: Empresa Gráfica Paranaense, 1941.
ELIAS, Jamil. Fatos do meu Paraná. Volume IV, 1975.
MERCER, Edmundo Alberto; MERCER, Luiz Leopoldo. História de Tibagi. Curitiba: CENICOM, Centro de Integração da Comunicação SC Ltda., 1934.
Revista Tibagi – 1998.
Revista Impacto, Tibagi-Pr, Abril-2010.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.