Resumo
Este artigo trata da educação na região Oeste do Paraná, que teve sua ocupação e colonização, de forma mais significativa, a partir de 1930. A intensa colonização só ocorreu depois dos anos 1950, desencadeada pelas alterações econômicas e pelo consequente deslocamento das fronteiras agrícolas pelos excedentes populacionais, especialmente das chamadas colônias velhas de imigrantes europeus do sul do país. Essa população migrante tinha, por razões históricas e culturais, um elevado apreço pela escolarização de seus filhos e, consequentemente, pela escola. Na ausência de ações do poder público, os colonos construíram sua escola, a serviço de seus interesses e de sua cultura. Contudo, como veremos, na medida que o poder público foi construindo sua presença, a escola dos colonos, por diversas razões, tornou-se inviável.
Referências
EMER, Ivo Oss. Desenvolvimento histórico do Oeste do Paraná e a construção da escola. Rio de Janeiro: IESAE/FGV. Mímeo, 1991. Colodel, José Augusto. Obrages e companhias colonizadoras. Cascavel: Assoeste, 1988.
SAATKAMP, Venilda. Desafios, lutas e conquistas: história de Mal. Cândido Rondon. Cascavel: Assoeste, 1985.
SILVA, Oscar e outros. Toledo e sua história. Toledo: Prefeitura Municipal, 1988. Projeto de Reestruturação do Colégio Estadual Francisco Mendes Gonçalves de Guaíra.
Depoimentos
Airton José Gassen. Depoimento prestado a Ivo Oss Emer, em Cascavel, em 1990
Alvina Pompeu Reis. Depoimento prestado a Ivo Oss Emer, em 1990.
Elfrida Engel Nunes Rios. Depoimento prestado a Ivo Oss Emer, em Foz do Iguaçu, 1990.
Maria Maier - Depoimento prestado a Ivo Oss Emer, em Catanduvas, 1990.
Milano Adolfo Scheidt. Depoimento prestado a Ivo Oss Emer em Cascavel, em 1990.
Stanislava Boiarski Bartinik. Depoimento prestado a Ivo Oss Emer, em Cascavel - 1990, irmã da Profa. Genoveva.
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