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O Correio Braziliense (1808-1822), o ensino mútuo e o desenvolvimento material do Brasil
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Palavras-chave

Correio Braziliense. Ensino Mútuo. Brasil - Século XIX. Imprensa

Como Citar

PERIOTTO, Marcília Rosa. O Correio Braziliense (1808-1822), o ensino mútuo e o desenvolvimento material do Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45, p. 49–61, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45.8640135. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640135. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este estudo integra a pesquisa de pós-doutorado cujo tema é o jornal Correio Braziliense, publicado por Hipólito da Costa em Londres entre os anos de 1808 a 1822, realizado com o objetivo de vinculá-lo à educação política da elite brasileira nas décadas iniciais do século XIX. Ao difundir o ideário liberal no Brasil, o jornal marcaria o processo de separação política entre colônia e metrópole e influenciaria os brasileiros a reivindicarem maior participação nas decisões do governo e o mesmo tratamento dispensado aos portugueses. A proposta feita por Hipólito da Costa de adoção do ensino mútuo no Brasil, entre outros objetivos, buscava difundir o saber dos imigrantes estrangeiros e instalar os conteúdos necessários ao seu desenvolvimento material. A d. João aconselhava substituir os braços escravos pelos trabalhadores estrangeiros livres, permitindo a entrada dos mesmos no território brasileiro e oferecendo-lhes, em contrapartida, condições para adaptação e amparo das famílias. O Correio incluía a educação de “todos a todos” como um dos pilares do processo civilizatório, fundamental ao progresso material que se pretendia estabelecer.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640135
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Referências

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