Banner Portal
v. 12 n. 45: mar. 2012
mar. 2012

Editorial

Maria Cristina Gomes Machado, Analete Regina Schelbauer
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640131
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640131

Artigos

Francisco Muscará
3-23
Sobre la naturaleza de los estudios universitarios
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640132
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640132
Joni Ramón Ocaño de La Fuente
24-35
Escola e desejo
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640133
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640133
Eduardo Arriada, Hardalla Santos do Valle
36-48
A falta de homens de letras: a educação no continente de São Pedro do Rio Grande do Sul (1770-1834)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640134
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640134
Marcília Rosa Periotto
49-61
O Correio Braziliense (1808-1822), o ensino mútuo e o desenvolvimento material do Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640135
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640135
Laerthe de Moraes Abreu Junior, Eliane Vianey de Carvalho
62-77
Relações entre educação, higienismo, moral e patriotismo na I Conferência Nacional de Educação (1927)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640136
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640136
Marcelo Oliano Machado, Ednéia Regina Rossi, Fátima Maria Neves
78-88
O discurso educacional e o Almanaque do Biotônico Fontoura: por entre práticas de leitura e a produção de uma representação do sertanejo (1920-1950)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640137
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640137
Erivaldo Moreira Barbosa, Charliton José dos Santos Machado
89-100
Gênese do direito do voto feminino no Brasil: uma análise jurídica, política e educacional
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640138
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640138
Silvana Lazzarotto Schmitt, Alexandre Felipe Fiuza
101-114
A DOPS e a vigilância política do movimento estudantil paranaense durante a ditadura civil-militar
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640139
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640139
José Carlos Souza Araujo
115-127
Educação brasileira: O futuro e o passado perspectivados pelo presente
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640140
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640140
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
128-138
As datas significativas e o lugar de memória na formação docente inicial – reflexões pertinentes
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640141
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640141
Elaine Rodrigues, Geraldo Inácio Filho
139-152
Educação moral e cívica e ensino de história, aportes disciplinares de formação: um estudo comparado
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640142
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640142
Marcos Francisco Martins
153-173
Educação, movimento sindical e a polêmica em torno da proposta de “sindicato cidadão”
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640143
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640143
Francisco Máuri de Carvalho Freitas
174-199
Os intelectuais e a revolução
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640144
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640144
Nicholas Davies
200-222
Os tribunais de contas do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins e seus procedimentos de contabilização da receita e despesa em educação
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640145
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640145
Daniela Pereira Versieux, Irlen Antônio Gonçalves
223-240
Entre enxadas e máquinas: ensino agrícola, trabalho, tradição e modernização na agricultura
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640146
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640146
Ana Carolina Galvão Marsiglia
241-262
O construtivismo como discurso pedagógico oficial na rede de ensino paulista a partir da década de 1980
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640147
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640147
Leda Aparecida Vanelli Nabuco de Gouvêa, Amélia Kimiko Noma
263-280
A educação feminina na perspectiva de agências multilaterais
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640148
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640148
Maria Luisa Furlan Costa
281-295
História e políticas públicas para o ensino superior a distância no Brasil: o programa universidade aberta do Brasil em questão
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640149
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640149
Luciana Hervatini, Analete Regina Schelbauer
296-309
A escola normal regional no interior do Paraná: a realidade e a idealidade de suas práticas pedagógicas
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640150
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640150
Maria do Carmo Brazil, Adriane Cristine Silva
310-329
Rituais, festas e lira cacerense: Iniciativas de implantação da escola primária republicana na fronteira Brasil Bolívia (1910-1913)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640151
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640151
Cláudia Regina Paese, Paulino José Orso
330-339
Por uma educação para além da cidadania: O caso de Rio Bonito do Iguaçu (de 1980 a 2007)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640152
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640152

Documento

Thiago Rodrigues Nascimento
340-346
A criação das licenciaturas curtas no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640153
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640153

Resenha

Jailton Alves de Oliveira, Tamires Farias de Paiva
347-350
Clássicos da educação brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640154
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640154
Rodrigo Pinto de Andrade, Francielle Aparecida Garuti de Andrade
351-355
Metodologia e técnicas de pesquisa nas áreas de ciências humanas
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640155
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640155

Resumo

Simone Carlos de Souza
356-356
Escola pública primária paranaense nos discursos oficial e jornalístico: republicanização, alfabetização e progresso em nuances de modernização (1920-1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640156
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640156
Priscila Marília de Oliveira
357-357
A concepção de criança e desenvolvimento infantil e a coleção biblioteca de educação: uma análise das obras escritas pelos psicólogos funcionalistas franco-genebrinos e por Lourenço Filho
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640157
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640157
Silvana Lazzarotto Schmitt
358-358
Encontros e desencontros do movimento estudantil secundarista paranaense (1964 – 1985)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640158
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640158
Dayana Firmiano Barradas a Cost
359-359
Nem dama, nem freira, enfermeira ou do ideário pedagógico da profissionalização de enfermagem no Brasil (1931 a 1961)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640159
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640159
Silvana Rodrigues Malheiro Huss
360-360
O processo de escolarização no município de Mandaguari-PR (1949-1988)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640160
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640160
Flávio Massami Martins Ruckstadter
361-361
Padre Serafim Leite (S. J.): um intelectual entre o Brasil e Portugal no século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640161
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640161

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640162
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640162