Resumo
O objeto deste se explicita em torno de uma reflexão que sugere aspectos fundamentais ligados à história educacional brasileira particularmente do século XX: ainda que o objeto da história seja o passado, o presente e o futuro estão implicitamente inseridos na elaboração historiográfica, e em particular na de caráter educacional. Se as diferentes interpretações que, aliás, sempre se renovam pelas diferentes tendências historiográficas, questionam os sentidos atribuídos ao passado, o presente delas participa e compartilha; no mesmo sentido, o passado elaborado historiograficamente deixa entrever também indagações sobre o futuro, posto que implicitamente vincula-se a um projeto social do ponto de vista do presente. Nessa direção, exemplifica-se a partir do papel de algumas tecnologias educativas – como o cinema, as máquinas de ensinar, os computadores em rede etc – que já foram (ou continuam a ser) objeto de esperanças, aspirações e previsões no passado (ou também no presente) histórico-educacional. Passado, presente e futuro participam das atividades do historiador, ainda que seu objeto seja o passado.
Referências
ALVIM, Juliana. O cinema na escola. A Tribuna, Semanario Independente. Uberabinha, MG, ano II, n° 69, p.1, 02/011/1921.
AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Editora Abril, 1973.
ECO, Humberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo, Editora Perspectiva, 1976.
GATTI, Bernadete (coord.) e BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Os professores no Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. 7a. reimpressão. São Paulo: Companhias das Letras, 2005.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 3a. Edição. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1994.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL: nova LDB. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1997.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1986.
MARX, Karl. O capital. 7a edição. Rio de Janeiro, DIFEL, 1982, volume I.
MATTOS, Luiz Alves de. O quadro-negro e sua utilização no ensino. 2a edição. Rio de Janeiro, Gráfica Editora Aurora, 1968.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.