Educação moral e cívica e ensino de história, aportes disciplinares de formação: um estudo comparado

Autores

  • Elaine Rodrigues Universidade Estadual de Maringá
  • Geraldo Inácio Filho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640142

Palavras-chave:

Educação comparada. Ensino de história. Educação moral e cívica. Democracia

Resumo

Nosso objetivo foi desenvolver uma escrita comparada acerca da problemática que envolve o ensino de História no Paraná, registrando a identificação de uma continuidade em seus conteúdos, ainda que houvesse a proposição de uma ruptura. A problematização situou o tema em dois momentos representativos da História do Brasil. O primeiro período, ditatorial, é apresentado por meio dos objetivos da disciplina Educação Moral e Cívica. O segundo, pós-abertura política, é caracterizado por uma democracia (re)nascente e é apresentado por meio da análise do Projeto Pedagógico para o ensino de história destacando as expectativas democratizantes nele depositadas. Elegemos como fontes o Jornal da Educação, o Decreto-lei de criação da disciplina Educação Moral e Cívica, o Projeto Pedagógico para o ensino de história que é parte integrante do Currículo Básico para a escola pública no Paraná.

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Biografia do Autor

Elaine Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Elaine Rodrigues é Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá – Paraná – Brasil.

Geraldo Inácio Filho, Universidade Federal de Uberlândia

Geraldo Inácio Filho é professor titular da Universidade federal de Uberlândia e do Programa de Pós-graduação em Educação dessa mesma Instituição. Uberlândia – Minas Gerais – Brasil

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Publicado

2012-06-08

Como Citar

RODRIGUES, E.; INÁCIO FILHO, G. Educação moral e cívica e ensino de história, aportes disciplinares de formação: um estudo comparado. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45, p. 139–152, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45.8640142. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640142. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos