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Educação moral e cívica e ensino de história, aportes disciplinares de formação: um estudo comparado
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Palavras-chave

Educação comparada. Ensino de história. Educação moral e cívica. Democracia

Como Citar

RODRIGUES, Elaine; INÁCIO FILHO, Geraldo. Educação moral e cívica e ensino de história, aportes disciplinares de formação: um estudo comparado. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45, p. 139–152, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45.8640142. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640142. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Nosso objetivo foi desenvolver uma escrita comparada acerca da problemática que envolve o ensino de História no Paraná, registrando a identificação de uma continuidade em seus conteúdos, ainda que houvesse a proposição de uma ruptura. A problematização situou o tema em dois momentos representativos da História do Brasil. O primeiro período, ditatorial, é apresentado por meio dos objetivos da disciplina Educação Moral e Cívica. O segundo, pós-abertura política, é caracterizado por uma democracia (re)nascente e é apresentado por meio da análise do Projeto Pedagógico para o ensino de história destacando as expectativas democratizantes nele depositadas. Elegemos como fontes o Jornal da Educação, o Decreto-lei de criação da disciplina Educação Moral e Cívica, o Projeto Pedagógico para o ensino de história que é parte integrante do Currículo Básico para a escola pública no Paraná.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640142
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