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Relações entre educação, higienismo, moral e patriotismo na I Conferência Nacional de Educação (1927)
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Palavras-chave

Moral. Higienismo. Patriotismo. I Conferência Nacional de Educação

Como Citar

ABREU JUNIOR, Laerthe de Moraes; CARVALHO, Eliane Vianey de. Relações entre educação, higienismo, moral e patriotismo na I Conferência Nacional de Educação (1927). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45, p. 62–77, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45.8640136. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640136. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho aborda a análise dos discursos presentes nas teses apresentadas na I Conferência Nacional de Educação de 1927. Foram selecionadas onze teses em que se relacionam os conceitos de educação, higienismo, moral e patriotismo. A pesquisa contribui para a compreensão e interpretação do papel formador do discurso pedagógico na década de 1920, momento de grande efervescência no país. Acreditava-se que a educação seria um dos principais meios para formar o cidadão republicano com hábitos civilizados, preparados para o trabalho e preocupados com a saúde individual e coletiva. Desta forma, a escola se tornou o principal dispositivo para intelectuais, médicos, políticos, advogados, engenheiros e pedagogos com a intenção de moldar os indivíduos e a população. A análise das teses demonstra que há uma interpenetração dos conceitos de moral, higiene e patriotismo como meio formar um cidadão voltado para a unidade nacional e o progresso do país.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640136
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Referências

Fonte

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Referências

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