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As origens do processo de institucionalização da profissão docente na província de Sergipe: um estudo sobre a lei geral de 15 de outubro de 1827 e a lei provincial de 5 de março de 1835
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Palavras-chave

Profissão docente. Sergipe. Ensino Primário

Como Citar

AMORIM, Simone Silveira; FERRONATO, Cristiano; SANTANA, Leyla Menezes de. As origens do processo de institucionalização da profissão docente na província de Sergipe: um estudo sobre a lei geral de 15 de outubro de 1827 e a lei provincial de 5 de março de 1835. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 54, p. 100–114, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i54.8640171. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640171. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como se deu o início do processo de institucionalização da escola primária e da configuração da profissão docente através da análise da legislação, especialmente da lei de 15 de outubro de 1827 e da lei provincial de 5 de março de 1835, em Sergipe. Para o estudo da configuração da profissão docente em Sergipe consideramos nesta análise a necessidade de ter a lei como fonte. Desta forma, as categorias analíticas de Bourdieu (1996) e Elias (1990, 2001), ajudaram a compreender como se configurou a profissão docente no âmbito do ensino primário e de que forma se constituiu o habitus profissional pensado para o projeto de constituição de nação para o Brasil, dentro de um processo civilizador.  É possível afirmar que a profissão docente se configurou em meio a avanços e retrocessos, permeados por tentativas de organização do ensino primário através da legislação. As questões em torno da formação dos professores no Brasil e especificamente na Província de Sergipe contribuíram para a edificação de discursos a respeito da instrução e da configuração da profissão docente, pois elas fomentaram diversas ações do Estado.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640171
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