Banner Portal
v. 13 n. 54: dez. 2013
dez. 2013

Este número da Revista HISTEDBR On-line foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB sediado na Universidade Federal da Paraíba-UFPB.

Editorial

Mauricéia Ananias, Cláudia Engler Cury, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro
1-4
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640163
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640163

Artigos

Justino Magalhães
5-14
O município liberal e a decisão política
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640164
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640164
Luciane Neuvald
15-27
A atualidade do pensamento rousseauniano
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640165
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640165
Dinah Quesada Beck, Paula Corrêa Henning
28-40
Composições de força na constituição de um sujeito moderno: o infantil
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640166
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640166
Alessandro de Melo, Rosemary Dore Heijmans
41-53
A educação de Edmea: concepções educativas de Gramsci nas cartas do cárcere
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640167
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640167
Giovanni Semeraro
54-69
A filosofia da história “nacional-popular” nos cadernos de A. Gramsci
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640168
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640168
Henrique Tahan Novaes
70-88
O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640169
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640169
Lilian Tatiane Candia de Oliveira, Paulo Gomes Lima
89-99
Cidadania e educação enquanto valor econômico: por uma perspectiva diferenciada
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640170
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640170
Simone Silveira Amorim, Cristiano Ferronato, Leyla Menezes de Santana
100-114
As origens do processo de institucionalização da profissão docente na província de Sergipe: um estudo sobre a lei geral de 15 de outubro de 1827 e a lei provincial de 5 de março de 1835
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640171
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640171
Cláudia Engler Cury, Mauricéia Ananias
115-127
A escola pública de instrução primária brasileira. Província da Parahyba do Norte: 1822-1849
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640172
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640172
Flávia dos Santos Soares
128-143
O ensino de matemática na Escola Normal da Corte (1876-1889)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640173
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640173
Francisco Ari Andrade, Ana Maria Leite Lobato
144-155
A mãe ensina, o filho aprende as lições do ABC pelo jornal
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640174
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640174
Geraldo Ant da Rosa, Nilson Thomé
156-171
Panorama da educação na região do contestado após cem anos da guerra do contestado
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640175
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640175
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Evelyanne Nathaly Cavalcanti de Araújo Silva, Luiz Mário Dantas Burity
172-188
Grupos escolares e escolas rurais na Paraíba estadonovista (1937-1945)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640176
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640176
Maria Lúcia da Silva Nunes, Charliton José dos Santos Machado
189-206
Uma página feminina: escritos para a educação das mulheres paraibanas (década de 1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640177
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640177
Pablo Silva Machado Bispo dos Santos
207-219
A Revista Curriculum (1962-1976): a memória institucional do Colégio Nova Friburgo divulgada como experiência educacional pioneira
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640178
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640178
Adriana Lucinda Oliveira, Luiz Everson da Silva
220-229
Ideologia segundo John Thompson: reflexões da política de educação no período da ditadura militar brasileira (1964-1985)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640179
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640179
Juliana Maués Silva Clarino, Norberto Dallabrida
230-241
Incluídos pela escola pública: trajetória social de egressos trânsfugas do Colégio Estadual Dias Velho (segunda metade da década de 1960)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640180
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640180
Lalo Watanabe Minto
242-262
Educação e lutas sociais no Brasil pós-ditadura: da democratização à ausência de alternativas
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640181
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640181
Antonio de Pádua Almeida, Vania Regina Boschetti
263-281
APEOESP e a mobilização dos professores paulistas (1985 a 2000)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640182
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640182
Maria José Ferreira Ruiz
282-299
Histórias e memórias das lutas populares pela escola pública no Jardim União da Vitória – Londrina-PR (1990-2009)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640183
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640183

Resenha

Larissa Meira de Vasconcelos
300-302
Catharina Moura e o feminismo na Parahyba do Norte
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640184
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640184
Surya Aaronovich Pombo de Barros
303-307
Orfeu de Carapinha
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640185
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640185

Resumo

Leonice de Lima Mançur Lins
308-308
Trajetórias de mulheres “das canetas”: um olhar sobre a educação em Alagoinhas (BA) na segunda metade do século 20
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640186
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640186
Luciano Candeia
309-309
Mente amore pro patria docere: a escola de aprendizes artífices da paraíba e a formação de cidadãos úteis à nação (1909 – 1942)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640187
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640187

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640188
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640188