Ideologia segundo John Thompson: reflexões da política de educação no período da ditadura militar brasileira (1964-1985)

  • Adriana Lucinda Oliveira UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Luiz Everson da Silva UFPR - Universidade Federal do Parná
Palavras-chave: Ideologia. Política de educação. Ditadura militar

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o conceito de Ideologia, segundo John Thompson, buscando identificar questões marcantes no período da ditadura militar brasileira (1964-1985). Nesse sentido, exemplificamos algumas estratégias ideológicas utilizadas pelo governo militar para manter uma relação de dominação após o golpe e destacamos a política educacional adotada naquele  período.

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Biografia do Autor

Adriana Lucinda Oliveira, UFPR - Universidade Federal do Paraná
Professora Assistente do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR
Luiz Everson da Silva, UFPR - Universidade Federal do Parná
Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado
2014-03-22
Como Citar
Oliveira, A. L., & Silva, L. E. da. (2014). Ideologia segundo John Thompson: reflexões da política de educação no período da ditadura militar brasileira (1964-1985). Revista HISTEDBR On-Line, 13(54), 220-229. https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640179
Seção
Artigos