Uma página feminina: escritos para a educação das mulheres paraibanas (década de 1930)

  • Maria Lúcia da Silva Nunes Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Charliton José dos Santos Machado Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Palavras-chave: Mulher. Imprensa. Educação. Escrita

Resumo

Este artigo tem como objetivo sugerir uma classificação temática dos textos da Página Feminina, da Associação Paraibana Pelo Progresso Feminino (APPF), no jornal A União - PB, destacando o caráter educativo desse espaço de escrita feminina.  O aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural subsidiou a leitura empreendida porque propicia a liberdade de considerar fontes como o jornal diário e alçar a sujeito da história a mulher, elementos estes esquecidos pela historiografia durante grande parte da história da humanidade. Com essa concepção, e tendo como processo metodológico a pesquisa bibliográfica, toma-se para fonte textos publicados no jornal citado, escritos por mulheres associadas à APPF, na década de 1930, período em que a referida associação atuou de modo mais intenso na divulgação das lutas femininas. A leitura realizada permite afirmar que a APPF usou o espaço no órgão oficial da imprensa paraibana tanto na propagação de suas ações quanto no fomento da educação das mulheres paraibanas, no momento em que as mesmas reivindicavam direitos e buscavam visibilidade; também exerceu uma função significativa, ao incentivar  a prática  da escrita por mulheres  e ao divulgar essa produção.

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Biografia do Autor

Maria Lúcia da Silva Nunes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da graduação e do programa de pós- graduação em educação/ PPGE- UFPB/ Universidade Federal da Paraíba.

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor da graduação e do programa de pós-graduação em educação/ PPGE- UFPB/Universidade Federal da Paraíba

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Como Citar
Nunes, M. L. da S., & Machado, C. J. dos S. (1). Uma página feminina: escritos para a educação das mulheres paraibanas (década de 1930). Revista HISTEDBR On-Line, 13(54), 189-206. https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640177
Seção
Artigos