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Incluídos pela escola pública: trajetória social de egressos trânsfugas do Colégio Estadual Dias Velho (segunda metade da década de 1960)
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Palavras-chave

Trajetória social. Trânsfuga. Ensino secundário. Escola pública

Como Citar

CLARINO, Juliana Maués Silva; DALLABRIDA, Norberto. Incluídos pela escola pública: trajetória social de egressos trânsfugas do Colégio Estadual Dias Velho (segunda metade da década de 1960). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 54, p. 230–241, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i54.8640180. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640180. Acesso em: 22 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a trajetória social de três egressos trânsfugas do curso clássico do Colégio Estadual Dias Velho – estabelecimento de ensino secundário de caráter público, gratuito e coeducativo –, destacando os fatores sociais que concorreram para o êxito nas suas carreiras profissionais. Os trajetos sociais desses ex-alunos de escola pública são construídos a partir de conceitos cunhados por Pierre Bourdieu, tais como os conceitos de habitus, capital cultural, capital social e trânsfuga, procurando relacionar a origem social, o percurso escolar e a carreira profissional. O corpus documental do presente trabalho é formado por dados colhidos a partir de aplicação de um questionário e, especialmente, por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com os três egressos em análise.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640180
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