A Revista Curriculum (1962-1976): a memória institucional do Colégio Nova Friburgo divulgada como experiência educacional pioneira

  • Pablo Silva Machado Bispo dos Santos Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: História da Educação. História das Ideias Pedagógicas. Periódicos Educacionais

Resumo

O presente trabalho pretendeu trazer ao entendimento novos elementos de um importante periódico educacional dos anos 1960-70, a Revista Curriculum editada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  O estudo utilizou análise documental, combinando elementos de análise bibliométrica a técnicas de análise de conteúdo e análise retórica com vistas a desvendar os elementos da linha editorial do periódico que estavam para além de sua apresentação oficial.  Ao final foi possível constatar que Curriculum funcionava (entre outras coisas) como um elemento irradiador da visão pedagógica do Colégio Nova Friburgo, vista como elemento condicionador da educação brasileira da época estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação

Professor Adjunto

Departamento de Ciências Humanas - PCH

Universidade Federal Fluminense

Referências

ALVARENGA, L. A Institucionalização da Pesquisa Educacional no Brasil. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1996.

ALVARENGA, L. Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas: histórico de suas realizações. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 1988.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manoela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e Contradição. Campinas, SP: Cortez, 1996.

FÁVERO, M. L. A. A experiência do IESAE/FGV: das origens à extinção. Revista Movimento. v1, n. 8, abril de 2002, Niterói, RJ: EDUFF 2002.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. Tradução de Laurent Leon Schaffter. São Paulo, SP: Vértice, 1984.

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss. São Paulo, SP: Objetiva, 2001.

LE GOFF, J. Historia. In: Enciclopédia Einaudi, v.1, Memória-História. Porto: Inova/Artes Gráficas, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1985, p. 158-178.

PEIXOTO, M. C. L. A Educação Superior em Cinco Periódicos: Debate e Crítica, Ciências Sociais Hoje, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Boletim Bibliográfico e Fórum Educacional. In: MOROSINI, Marilia, SGUISSARDI, Waldemar (Orgs.). A Educação Superior em Periódicos Nacionais. Vitória, ES: FCAA, 1996.

PERELMAN, Chain, OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: a Nova Retórica. Tradução de Regina K. Pupi. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001.

SANTOS, P. S. M. B. O Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas: mergulhando em sua memória institucional. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Departamento de Educação, 2005.

Publicado
2014-03-22
Como Citar
Santos, P. S. M. B. dos. (2014). A Revista Curriculum (1962-1976): a memória institucional do Colégio Nova Friburgo divulgada como experiência educacional pioneira. Revista HISTEDBR On-Line, 13(54), 207-219. https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640178
Seção
Artigos