A educação de Edmea: concepções educativas de Gramsci nas cartas do cárcere

  • Alessandro de Melo Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Rosemary Dore Heijmans Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Gramsci. Cartas do Cárcere. Família e Educação

Resumo

O objetivo deste texto é descrever e examinar a reflexão educacional de Gramsci nas Cartas do Cárcere, escritas durante o período de 1926 a 1937, especificamente sobre a educação dos filhos, Delio e Giuliano, e da sobrinha Edmea. Segundo se apreende das Cartas, Gramsci tinha como tema recorrente a luta contra o espontaneísmo, ou seja, apoiava a diretividade e a influência familiar e estatal na condução da educação das novas gerações. Outro tema bastante difundido no epistolário é a disciplina e o rigor nos estudos, bem como a crítica à especialização precoce.

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Biografia do Autor

Alessandro de Melo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Educação - PPGE/UFPR.

Mestre em Educação Escolar - PPGEE/FCLAR/UNESP

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais - FCLAR/UNESP

Professor Adjunto do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Rosemary Dore Heijmans, Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

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Publicado
2014-03-22
Como Citar
Melo, A. de, & Heijmans, R. D. (2014). A educação de Edmea: concepções educativas de Gramsci nas cartas do cárcere. Revista HISTEDBR On-Line, 13(54), 41-53. https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640167
Seção
Artigos