Resumo
O objetivo deste texto é descrever e examinar a reflexão educacional de Gramsci nas Cartas do Cárcere, escritas durante o período de 1926 a 1937, especificamente sobre a educação dos filhos, Delio e Giuliano, e da sobrinha Edmea. Segundo se apreende das Cartas, Gramsci tinha como tema recorrente a luta contra o espontaneísmo, ou seja, apoiava a diretividade e a influência familiar e estatal na condução da educação das novas gerações. Outro tema bastante difundido no epistolário é a disciplina e o rigor nos estudos, bem como a crítica à especialização precoce.
Referências
FIORI, Giussepe. Vida de Antonio Gramsci. Buenos Aires: Peón Negro, 2009.
GRAMSCI, Antonio. Cuadernos de la cárcel. 5 Tomos. Edición crítica del Instituto Gramsci a cargo de Valentino Gerratana. Ciudad del Mexico: Ediciones Era, 1981.
GRAMSCI, Antonio. Letttere dal cárcere 1926-1937. Edizione elettronica a cura dell’International Gramsci Society. 1986.
GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere. v.1. 4.ed. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Carlos Nelson Coutinho (Org.). Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2005a.
GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere. v.2. 4.ed. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Carlos Nelson Coutinho (Org.). Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2005b.
DORE, Rosemary. Educação e escola nos cadernos do cárcere. Anais...25a Reunião Anual da Anped, Caxambu, 2002, paginação irregular. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:7iIq3QaBcpAJ:www.anped.org.br/reunioes/25/rosemarydoresoarest17.rtf+&cd=1&hl=pt&ct=clnk&gl=br. Vários acessos.
DORE, Rosemary. Gramsci, o estado e a escola. Ijuí, RS: Unijuí, 2001.
MANACORDA, Mario Aliguiero. O princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. Campinas, SP: Alínea, 2008.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.