A educação de Edmea: concepções educativas de Gramsci nas cartas do cárcere

Autores

  • Alessandro de Melo Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Rosemary Dore Heijmans Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640167

Palavras-chave:

Gramsci. Cartas do Cárcere. Família e Educação

Resumo

O objetivo deste texto é descrever e examinar a reflexão educacional de Gramsci nas Cartas do Cárcere, escritas durante o período de 1926 a 1937, especificamente sobre a educação dos filhos, Delio e Giuliano, e da sobrinha Edmea. Segundo se apreende das Cartas, Gramsci tinha como tema recorrente a luta contra o espontaneísmo, ou seja, apoiava a diretividade e a influência familiar e estatal na condução da educação das novas gerações. Outro tema bastante difundido no epistolário é a disciplina e o rigor nos estudos, bem como a crítica à especialização precoce.

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Biografia do Autor

Alessandro de Melo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Educação - PPGE/UFPR.

Mestre em Educação Escolar - PPGEE/FCLAR/UNESP

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais - FCLAR/UNESP

Professor Adjunto do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Rosemary Dore Heijmans, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2014-03-22

Como Citar

MELO, A. de; HEIJMANS, R. D. A educação de Edmea: concepções educativas de Gramsci nas cartas do cárcere. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 54, p. 41–53, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i54.8640167. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640167. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos