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Educação e imigração na província do Paraná: análise da constituição das escolas étnicas para os filhos de imigrantes
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Palavras-chave

Instituições escolares. Imigração. Escolas étnicas

Como Citar

MARTINIAK, Vera Lucia. Educação e imigração na província do Paraná: análise da constituição das escolas étnicas para os filhos de imigrantes. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 52, p. 119–137, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i52.8640233. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640233. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este texto apresenta uma análise da institucionalização das primeiras escolas étnicas no Paraná, no início da organização política e administrativa da Província do Paraná. Após a emancipação o governo paranaense implementou e iniciou um processo imigratório colonização, com ocupação dos espaços vazios propícios ao desenvolvimento da agricultura, o comércio e indústria e a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado. Assim, houve o incentivo ao desenvolvimento das cidades, que estimulou o comércio e fomentou a criação de serviços de infra‐estrutura. Neste contexto histórico procura‐se compreender a importância da atuação e a influência das escolas étnicas para a organização educacional no Paraná. O eixo teórico-metodológico permite reconstruir uma história totalitária, analisando os determinantes econômicos, políticos e sociais tendo como pressuposto o materialismo histórico-dialético. Para compreender a institucionalização das escolas étnicas no Paraná, partiu‐se da análise dessa conjuntura, bem como o levantamento e catalogação das fontes primárias e secundárias, selecionadas em instituições públicas, museus e acervos particulares.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640233
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