Banner Portal
v. 13 n. 52: set. 2013
set. 2013

Este número da Revista HISTEDBR On-Line foi organizado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos “História, Sociedade e Educação nos Campos Gerais/PR” – HISTEDBR-UEPG  sediado na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Editorial

Maria Isabel Moura Nascimento
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640225
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640225

Artigos

Manoel Montanha Soares
4-16
Las transformaciones en la educación formal de los jovenes estudiantes frente al mundo del trabajo: un estudio comparativo de la política de educación en Brasil y en Venezuela
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640226
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640226
Carlos Eduardo Dias Souza
17-34
Instrução, educação e nação no Brasil oitocentista (1822-1861)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640227
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640227
Rose Mary de Souza Araújo
35-53
Formação de professores na Parahyba do Norte iniciativas para a sua institucionalização (1861 a 1883)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640228
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640228
Maria Isabel Moura Nascimento, Manoel Nelito Matheus Nascimento
54-74
Os Congressos Agrícolas do Rio de Janeiro e de Pernambuco e a educação (1878)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640229
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640229
Yan Soares Santos, Ramon de Oliveira
75-89
As ações dos trabalhadores no campo da qualificação profissional em Recife (1889-1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640230
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640230
Aline de Morais Limeira, Cíntia Borges de Almeida
90-106
Contra o abysmo da ignorância: o baptismo da instrução! Liberdade de ensino e obrigatoriedade no século XIX e início do XX
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640231
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640231
Nilvan Laurindo Sousa
107-118
O pensamento educacional de intelectuais curitibanos na revista “A Escola” (1906)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640232
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640232
Vera Lucia Martiniak
119-137
Educação e imigração na província do Paraná: análise da constituição das escolas étnicas para os filhos de imigrantes
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640233
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640233
Talitha Estevam Moreira Cabral, Denilson Santos de Azevedo, Joana D’arc Germano Hollerbach, Wagner Luiz Tavares Gomides
138-154
A criação do Grupo Escolar Silveira Brum e as relações entre matrícula, frequência e fluxo de promoção no ensino primário do educandário (1912-1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640234
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640234
Marcelo Oliano Machado, Ednéia Regina Rossi, Elaine Rodrigues
155-164
Práticas de leituras escolares nos anos 20: Os usos do Almanaque Biotônico Fontoura
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640235
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640235
Valquiria Elita Renk
165-182
O estado e as políticas de nacionalização da infância nas escolas étnicas do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640236
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640236
Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro, Tereza Cristina Rodrigues Villela
183-197
A legislação educacional brasileira de 1930 a 1961 com relação à pessoa com deficiência
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640237
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640237
Regina Cândida Ellero Gualtieri
198-214
Liberdade esclarecida: a formação de professores nos anos 1930
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640238
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640238
Viviane de Oliveira Berloffa Caraçato, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, Maria Cristina Gomes Machado
215-237
História do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal: em análise os exames de admissão (1953-1971)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640239
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640239
Gláucia Andreza Kronbauer, Maria Isabel Moura Nascimento
238-249
O circo e suas miragens: a escola nacional do circo e a história dos espetáculos na produção acadêmica brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640240
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640240
Silvana Aparecida Bretas
250-274
As faculdades municipais de São Paulo: aspectos de sua origem e organização acadêmico-institucional (1960-1975)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640241
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640241
José Carlos do Amaral Junior
275-285
Educação para mulheres: análise histórica dos ensinamentos de economia doméstica no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640242
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640242
Lígia Márcia Martins
286-300
Contribuições da psicologia histórico-cultural para a pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640243
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640243
Liliane Alves Bernardo, Leonardo Docena Pina
301-320
“Descobrindo o corpo humano”: a prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640244
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640244
Saulo Carvalho
321-339
O estágio supervisionado da teoria à prática: reflexões a respeito da epistemologia da prática e estágio com pesquisa, a luz da pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640245
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640245
Marcos Francisco Martins, Adriana Varani, Ademir Barros dos Santos, Lucimara Aparecida Feliciano da Rocha, Marilda Aparecida Corrêa
340-356
Educação das relações étnico-raciais negras: atuação de professores da rede pública de ensino da região de Sorocaba-SP
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640246
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640246
Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
357-371
Educação do campo e pedagogia da alternância no Brasil e na Amazônia: bases históricas
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640247
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640247
Rita de Cássia da Silva Oliveira
372-386
A universidade aberta para a terceira idade e a educação do idoso nas dissertações e teses de 2000 a 2011
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640248
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640248
Evelyn de Almeida Orlando
387-401
Contribuições sociológicas para a história da educação: a religião como fio condutor de um diálogo com Pierre Bourdieu e Max Weber
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640249
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640249
Maria José Dozza Subtil
402-415
Tecnologias e meios comunicacionais na educação: a necessária reflexão sobre formação e trabalho docente
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640250
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640250
Elma Júlia Gonçalves Carvalho
416-435
Reflexões sobre a importância dos estudos de educação comparada na atualidade
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640251
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640251
Taciana Brasil dos Santos
436-454
Breve análise das publicações da revista HISTEDBR On-line ao longo de suas edições
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640252
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640252

Resenha

Edaniele Cristine Batista Machado, Carlos Herold Junior
455-458
As contribuições sobre a história da educação infantil no Brasil entre 1875 - 1983
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640253
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640253
Erica Piovam de Ulhôa Cintra
459-462
Uma ciência médica para a infância: a constituição da pediatria
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640254
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640254

Resumo

Liliam Cristina Caldeira
463-463
Da escolarização à reinvenção de si: os sentidos da aprendizagem para o educando da EJA
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640255
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640255
Marcelo Gonzaga dos Santos
464-464
Almas integradas: Política Educacional, Educação Moral e Cívica e Formação do Cidadão na Ditadura Militar (Brasil-1964/1974)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640256
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640256

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640257
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640257